Acessibilidade / Reportar erro

Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português* * O presente trabalho origina-se da tese de doutorado defendida pela autora (De Sá, 2019).

FOR AN ANTIRACIST SCHOOL CANON IN HIGH SCHOOL: A LOOK AT PORTUGUESE TEXTBOOKS

PARA UN CANON ESCOLAR ANTIRACISTA EN LA ESCUELA SECUNDARIA: UNA MIRADA A LOS LIBROS DE TEXTO DE PORTUGUÉS

RESUMO

O objetivo deste artigo foi analisar propostas didático-pedagógicas de livros didáticos de Português que, por meio do trabalho com a literatura afro-brasileira, nos permitam verificar caminhos para a construção de uma educação literária de viés antirracista no ensino médio. Com a discussão sobre a necessidade de descolonização do cânone escolar, analisamos o modo como duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 articulam o poeta afrodescendente Luiz Gama ao condoreirismo. Com base numa investigação qualitativa dessa ocorrência, destacamos os pontos que parecem convergir com uma perspectiva antirracista de ensino e/ou divergir dela. Concluiu-se, com pontuais ressalvas, que os capítulos investigados se alinham a tal perspectiva, sobretudo ao incluírem, ao lado de Gama, autores afrodescendentes contemporâneos e textos que tratam positivamente da ancestralidade africana e da negritude.

PALAVRAS-CHAVE
Lei nº 10.639/2003; ensino de literatura; livro didático; racismo

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br