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Produção acadêmica em ensino de biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências

PRODUCCIÓN ACADÉMICA EN LA ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA: ANÁLISIS DE LAS DISERTACIONES Y TESIS Y REFLEXIONES PARA EL ÁREA DE LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS

RESUMO

Analisamos a produção acadêmica relacionada ao ensino de biologia no período 1972-2016, com a identificação de 1.613 dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação pertencentes às cinco regiões do país, estudadas neste artigo conforme as seguintes categorias: ano de defesa e evolução quantitativa; instituições de origem e distribuição geográfica; titulação; e orientadores. Os achados da pesquisa foram examinados de acordo com a fundamentação da literatura produzida por autores dedicados a desenvolver reflexões sobre os rumos da pesquisa e da pós-graduação na área educacional. Nos resultados, explicitamos algumas características da base institucional sustentadora dessa produção e do campo investigativo, comentando tendências caracterizadoras do período mais recente e estabelecendo reflexões a respeito dos rumos da área de educação em ciências no país.

PALAVRAS-CHAVE
dissertações; teses; estado da arte; ensino de biologia

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