Acessibilidade / Reportar erro

SUCESSO ACADÊMICO EM ESCOLAS NO ALGARVE: QUANDO A LIDERANÇA É UMA PARTE DA SOLUÇÃO E NÃO O PROBLEMA

RESUMO

Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos num estudo de caso realizado com diretores de escolas da região sul de Portugal, tendo sido considerados os meios urbano, suburbano e rural. Os cinco casos que constituem este estudo foram alvo de uma classificação final de “Muito Bom” na avaliação externa de escolas, tendo os dados sido recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise documental (regulamentos e projeto educativo, relatórios da avaliação externa da responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência de Portugal). Os dados recolhidos neste estudo ainda exploratório foram sistematizados e analisados à luz dos seguintes indicadores: o sucesso escolar dos alunos, o desenvolvimento profissional docente, o desenvolvimento organizacional e as características particulares dos diretores. No geral, não podemos afirmar a existência de diferenças em função da área geográfica, sendo, contudo, possível destacar algumas particularidades que se revelaram interessantes e indicativas de boas práticas de liderança.

PALAVRAS-CHAVE:
administração e gestão escolar; liderança de sucesso; sucesso escolar dos alunos; tomada de decisão; dinamização e circulação da informação

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br