Acessibilidade / Reportar erro

Juventude como mirante dos fenômenos sociais e a reforma do ensino médio — o que se vê quando se olha de um outro lugar?

LA JUVENTUD COMO PUNTO DE VISTA DE LOS FENÓMENOS SOCIALES Y LA REFORMA DE LA ENSEÑANZA MEDIA — ¿QUÉ VES CUANDO MIRAS DESDE OTRO LUGAR?

RESUMO

Este artigo objetiva apresentar o desenho de uma abordagem para o campo da educação, a partir da perspectiva da juventude, construindo-a como um “lugar de observação” da reforma do ensino médio. Nela, trataremos a juventude como posição social, sujeita a uma variedade de condições de vida e de modos de expressão, e procuraremos demonstrar as possibilidades analíticas abertas para o campo da educação, a partir dos estudos de transição para a vida adulta, por meio de um exercício sobre o ensino médio e sua reforma. Os resultados apontam para uma definição de juventude em que espaço (lugar, na perspectiva de Bourdieu) e tempo (fluxo da história, na formulação de Mannheim) sintetizam a localização desse conjunto social (os jovens). E ainda, ao tomarmos o ensino médio como linha divisória entre modos distintos de transição escola-trabalho, demonstraremos o impacto da reforma sobre aqueles que ela joga nas sombras: jovens recentemente incluídos nesse patamar de ensino.

PALAVRAS-CHAVE
juventude; transição escola-trabalho; reforma do ensino médio

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br