Acessibilidade / Reportar erro

Relatar a si mesmo: fragmentos da constituição de subjetividades aletúrgicas no campo educacional

NARRATING ONESELF: FRAGMENTS OF THE CONSTITUITION OF ALETURGICAL SUBJECTIVITIES IN THE EDUCATIONAL FIELD

NARRARSE A SÍ MISMO: FRAGMENTOS DE LA CONSTITUCIÓN DE SUBJETIVIDADES ALETÚRGICAS EN EL ÁMBITO EDUCATIVO

RESUMO

O presente artigo devota-se a examinar as relações entre sujeito e verdade mediadas por tecnologias pedagógicas de governo do eu. Na esteira de tal horizonte e adotando o gesto arquivístico e a atitude crítica foucaultiana como leitmotiv analítico, delineiam-se inicialmente alguns traços histórico-discursivos da constituição de registros das ações didáticas na esfera educacional. Em seguida, tomando como fio condutor a noção de aleturgia — desenvolvida por Foucault no curso Do governo dos vivos — e a partir da analítica de relatos de experiências didáticas de uma pedagogia do presente em particular, busca-se sustentar a ideia de que os sujeitos docentes afiliados à pedagogia em pauta estão vinculados a uma forma aletúrgica, tornando-se governáveis precisamente em função desse engajamento com a verdade, legitimando-a em si mesmos e por si mesmos.

PALAVRAS-CHAVE
verdade e subjetividade; registros das ações didáticas; relato de si; aleturgia

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br