Acessibilidade / Reportar erro

Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa1 1 Este artigo deve sua existência ao patrocínio de bolsa de Movilidad de Profesorado Brasil-España, da Fundación Carolina, em 2020, e que foi usufruída no período de janeiro a março de 2021, na Universidad de Málaga. Agradeço imensamente à parceria que venho mantendo desde 2013 com o Grupo de Investigación Profesorado, Comunicación e Investigación Educativa (PROCIE), da mesma Universidad de Málaga.

BEING A SUPERVISOR IN GRADUATE SCHOOL: REFLECTIONS ON NARRATIVE RESEARCH

SER ORIENTADOR EN EL POSGRADO: REFLEXIONES SOBRE LA INVESTIGACIÓN NARRATIVA

RESUMO

A partir de reflexões da perspectiva narrativa em pesquisa em educação, o artigo procura realizar um exercício teórico-prático sobre um percurso de dez anos como orientador na pós-graduação em Educação, focando a reflexão da prática de orientação nas pesquisas com sujeitos em suas práticas sociais e educacionais. O texto comporta duas estratégias de exposição: uma teórica sobre o paradigma narrativo e outra narrativa sobre as experiências de orientação. Ao fim, faz-se uma síntese desse percurso, com a qual se pretende auxiliar outros professores nas reflexões sobre essa prática importante na universidade.

PALAVRAS-CHAVE
pesquisa narrativa em Educação; orientação na pós-graduação; autobiografia profissional

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br