Acessibilidade / Reportar erro

COMPETENCIAS EDUCATIVAS E TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO AFRICANO EMERGENTE: UM DESAFIO PARA O FUTURO

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos docentes e dos estudantes da Universidade Equatoguineana sobre as competências educacionais e tecnológicas emergentes no contexto africano, no campus de Bata da Universidade Nacional da Guiné Equatorial. Trata-se de um estudo não experimental, com uma metodologia quantitativa, com paradigma interpretativo, transversal, explicativo, descritivo e correlacional. Utilizamos como instrumento uma escala Likert validada em conteúdo e construção. A análise dos dados foi realizada utilizando a correlação P de Pearson, análise descritiva e ANOVA de um fator, ambos para ver as diferenças entre professores e alunos e a influência de pertencer a um grupo étnico ou outro. Em conclusão, destacamos que as competências tecnológicas são mais valorizadas do que as pessoais e sociais. Além disso, a etnia determina as diferenças significativas em relação às competências sociais predominantes.

PALAVRAS-CHAVE
competências; competências de ensino; pessoal docente; estudantes universitários; percepção

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br