Acessibilidade / Reportar erro

Aulas de Arte em Rondonópolis: uma construção dialógica sobre o ensino de arte na escola

ART CLASSES IN RONDONÓPOLIS: A DIALOGIC CONSTRUCTION ABOUT TEACHING ART IN SCHOOL

CLASES DE ARTE EN RONDONÓPOLIS: UNA CONSTRUCCIÓN DIALÓGICA SOBRE LA ENSEÑANZA DEL ARTE EN LA ESCUELA

RESUMO

Este trabalho, que discute e problematiza o ensino de arte na educação básica do estado do Mato Grosso, particularmente no município de Rondonópolis, tem por objetivo analisar como os professores da rede trabalham a arte em suas práticas docentes. Com base em questionários on-line, ouviram-se professores de Arte — efetivos e contratados — da rede estadual de ensino, que trouxeram suas vivências práticas com o intuito de criar um debate reflexivo e buscar possíveis caminhos para o ensino desse importante componente curricular. Para essa escuta, decidiu-se trazer as questões: é possível para o professor construir uma prática pedagógica que implique a construção de um processo de ensino-aprendizagem em arte? Qual o olhar desses profissionais na prática da polivalência? Os questionários analisados permitiram um olhar aprofundado sobre como o desmonte da educação e a atual conjuntura política não favorecem o ensino das artes, sendo necessária essa resistência por meio de lutas e de diálogos.

PALAVRAS-CHAVE
arte-educação; ensino de arte; escola

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br