Acessibilidade / Reportar erro

Experiências e saberes pedagógicos de docentes no início do oficio educativo: uma pesquisa narrativa

RESUMO

Este artigo explora experiências, tensões e saberes de cinco docentes em início de carreira docente para interrogar, mediante a metodologia da pesquisa narrativa, o significado das vivências e o saber cultivado, desde o entendimento de que a formação docente não se conclui na universidade e que os docentes vivem um período de experimentação, marcado por tensões com a realidade educativa que os direciona na procura de um modo próprio de ser docente. Os resultados mostram as vicissitudes vividas em torno da relação com o outro (o estudante) e com o saber (matéria), onde a relação educativa (relação de alteridade entre professor, aluno e conhecimento) se instala como um tema essencial, ampliando a complexidade epistêmica do saber pedagógico, evidenciando os limites da formação acadêmica tradicional e restituindo a experiência vivida como lugar privilegiado na construção de um saber profissional.

PALAVRAS-CHAVE:
saber pedagógico; experiência; professor principiante; pesquisa narrativa

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br