Acessibilidade / Reportar erro

ENSINAR EM SALAS DE AULA MULTILÍNGUES: ESTRATÉGIAS DE UM ESTUDO DE CASO EM PORTUGAL

RESUMO

Este estudo explorou práticas de ensino desenvolvidas por professores como resposta à diversidade linguística num estudo do caso em Portugal. Analisamos a posição das línguas dos alunos em sala de aula e o que essas práticas revelam sobre a consciência dos professores sobre pedagogias multilíngues como promotoras de justiça social. Três estratégias principais emergiram: promover a língua portuguesa sem envolver as línguas dos alunos; usar uma língua comum (o inglês) como língua franca, e usar as línguas dos alunos. Essas estratégias surgiram de forma dinâmica no modo como os professores procuram o desenvolvimento da língua da escolarização, comunicam-se com os alunos, e valorizam as identidades linguísticas dos alunos. A priorização da língua portuguesa é dominante e as estratégias reforçam perspectivas de monolinguismo, indicando pouca consciência das pedagogias multilíngues. Assim, reforça-se a necessidade de apoiar os professores de forma a transformar as práticas em salas de aula multilíngues.

PALAVRAS-CHAVE:
multilinguismo; diversidade linguística; pedagogia; professores; práticas de sala de aula

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br