Acessibilidade / Reportar erro

Educação ambiental na escola: literatura internacional e análise de estudos brasileiros

Environmental education at school: international literature and analysis of brazilian studies

Educación ambiental en la escuela: análisis de literatura internacional y estudios brasileños

Resumo

O objetivo do artigo é caracterizar a literatura sobre educação ambiental escolar. A questão é como os estudos de perspectiva crítica e de autores de instituições brasileiras abordam essa temática. Utilizamos a busca sistemática nas bases Scopus, Web of Science e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de escolha e exame dos textos foram: exclusão por não aderência; categorização em eixos: política, formação, e prática pedagógica; seleção por autores de instituições brasileiras e abordagem crítica; e uso da regra de Pareto para a escolha de textos representativos de cada eixo. Demonstramos que a maioria dos textos selecionados está no eixo Prática Pedagógica, seguido por Formação e Política; há contradição entre teoria e prática; frágil menção das políticas vigentes; e falta de condições de trabalho para a formação e o avanço teórico. Discutimos a abordagem crítica como problematizadora da educação ambiental conservadora e naturalista, fomentando a reflexão na prática da educação ambiental na escola.

Palavras-chave:
Políticas Educacionais; Educação Ambiental; Escola; Prática Pedagógica; Formação de Professores

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br