Acessibilidade / Reportar erro

A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PERÍODO POMBALINO: ENTRE REPRESENTAÇÕES

RESUMO

Os estudos acerca do pombalismo são permeados por paradoxos e, muitas vezes, apresentam caricaturas ideológicas. Nesse sentido, faz-se necessário revisitar a historiografia que se debruça sobre esse período (1750-1777), a partir de uma perspectiva crítica. Dada essa problemática, este artigo, que trata especificamente da instrução pública, objetivou analisar as representações acerca das reformas pombalinas na instrução pública que perpassam livros e publicações em periódicos. Foram encontrados oito grupos de representação: Pombal como unificador, libertador dos índios, criador da escola pública, revolucionário, eficiente, modernizador, promotor da decadência da educação e poderoso/centralizador.

PALAVRAS-CHAVE
instrução pública; pombalismo; representação

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br