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As trilhas ecológicas para o ensino de ciências na educação básica: olhares da perspectiva docente

ECOLOGICAL TRAILS FOR SCIENCE TEACHING IN BASIC EDUCATION: LOOK FROM THE TEACHER PERSPECTIVE

USO DE SENDEROS ECOLÓGICOS PARA LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: MIRADAS DESDE LA PERSPECTIVA DOCENTE

RESUMO

As trilhas ecológicas materializam espaços educativos potenciais ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, este estudo teve por objetivo investigar as contribuições didático-pedagógicas das trilhas ecológicas por meio da compreensão de 22 professores de Ciências, Biologia, Física e Química da educação básica de 16 municípios do estado do Espírito Santo. À luz da metodologia pesquisa-ação, foi evidenciado que as trilhas constituem espaços não formais singulares, uma vez que proporcionam a mediação do conhecimento in situ, ao ar livre (sem paredes, sujeito a intempéries e surpresas), o que impele os educadores a um olhar acurado sobre o planejamento de sua prática e sobre as atividades propostas antes e depois da realização do campo (vivência na trilha). A pesquisa permitiu concluir que as trilhas corroboram com a autonomia docente, configuram uma possibilidade didático-pedagógica motivadora e contribuem para a construção e/ou a consolidação de valores socioambientais salutares.

PALAVRAS-CHAVE:
trilha ecológica; percepção docente; fazer didático-pedagógico

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