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Recomendações de boas práticas para mediação da estruturação de trabalhos acadêmicos: um estudo de caso* * Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado de Pereira (2019) e continuação do artigo intitulado “Boas práticas em ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem: uma revisão de forma sistemática na literatura”, de Pereira et al. (2019).

RECOMENDACIONES DE BUENAS PRÁCTICAS PARA MEDIAR LA ESTRUCTURACIÓN DE TRABAJOS ACADÉMICOS: UN ESTUDIO DE CASO

RESUMO

Este trabalho tem como tema boas práticas para a mediação da estruturação de trabalhos acadêmicos por meio de ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem. Nesse viés, a presente pesquisa teve como objetivo utilizar as ferramentas da plataforma educacional Moodle para mediar a estruturação de trabalhos acadêmicos, por intermédio das boas práticas identificadas na revisão de literatura. Para tal, realizou-se um estudo de caso na turma de Metodologia da Pesquisa Científica do programa de pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Na análise dos dados, utilizou-se o alfa de Cronbach para identificar a eficiência dos recursos utilizados. Com os resultados, constatou-se a contribuição de boas práticas para a mediação da estruturação do trabalho acadêmico, enfatizando-se o uso efetivo das ferramentas e dos recursos da plataforma Moodle e a importância da integração de métodos de outras áreas de conhecimento ao modelo elaborado.

PALAVRAS-CHAVE
mediação; interação; ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem; boas práticas; trabalhos acadêmicos

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