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EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO CHILE: PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DE SEUS BENEFICIÁRIOS

RESUMO

O objetivo do trabalho é analisar as percepções e avaliações dos beneficiários do principal sistema de educação de adultos no que diz respeito à sua experiência educacional. O estudo baseia-se numa abordagem empírico-analítica de design não experimental. A amostra quantitativa foi obtida por agrupamentos, representativos de centros educativos da cidade de Santiago do Chile, e permitiu o levantamento de 252 casos. A amostra qualitativa considerou 30 alunos que foram abordados por meio de entrevistas estruturadas. Os resultados confirmam que essa população vem de grupos com baixo nível socioeconômico, com um histórico de insucesso escolar repetido, no qual a consequência do fracasso escolar é associada aos desempenhos individuais, em vez de a fatores externos. Por isso o fracasso é assumido como um ato de irresponsabilidade pessoal, mesmo quando os antecedentes mostram que o fenômeno é multicausal, em que intervêm fatores externos e internos ao sistema escolar.

PALAVRAS-CHAVE:
educação de adultos; reeducação; abandono; Chile

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