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Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas* * O artigo é parte dos resultados do projeto Evidências da (auto)formação dos trabalhadores na imprensa: afetando os sentidos, produzindo sensibilidades (entre as décadas finais do século XIX e as iniciais do século XXI). Trata-se da pesquisa de pós-doutoramento realizada entre 2018 e 2019 por Fátima Maria Leitão Araújo no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Universidade Federal de Minas Gerais, com a supervisão de Marcus Aurelio Taborda de Oliveira.

DE LA MILITANCIA POLÍTICA A LA CONSTITUCIÓN DE SER MAESTRA: MEMORIAS REVISADAS, HISTORIAS ENTRELAZADAS

RESUMO

Analisamos a história de vida de quatro educadoras, militantes no combate à ditadura civil-militar brasileira, nos anos de 1960-1970. Por meio de suas memórias buscamos entender suas trajetórias de formação, desvelando as principais influências no que concerne às instituições, ideias e perspectivas presentes em seus processos de formação política. Interessou-nos compreender a definição de suas posturas como mulheres, militantes e profissionais. Utilizando a história oral como suporte empírico, vislumbramos o entrelaçamento de vidas construídas com base em uma teia de sociabilidade na qual confluem instituições como a família, escolas públicas e privadas, Igreja católica, entidades e partidos políticos, universidade e agentes a serviço do estado ditatorial. Depreende-se por meio do estudo que a militância da juventude parece ter-se tornado marca indelével de suas experiências como professoras que creram na transformação da juventude e em seu papel na transformação da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE
história da educação; militância política; vidas de professoras; memórias; educação e ditadura civil-militar

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