Acessibilidade / Reportar erro

Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental

ORGANIZATION OF MATHEMATICS TEACHING IN THE LIGHT OF DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY

MODO DE ORGANIZACIÓN DE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS BAJO LA LUZ DE LA TEORÍA DE LA ENSEÑANZA DEL DESARROLLO

RESUMO

O objetivo deste estudo consiste em investigar o processo de origem e o desenvolvimento de elementos característicos do ensino desenvolvimental de Davýdov durante a introdução dos conceitos de multiplicação e divisão com acadêmicas de um curso de pedagogia, por meio de um experimento didático desenvolvimental. Para a apreensão da realidade pesquisada, acompanhamos os 15 encontros semanais, com duração de 3 horas cada, com 23 acadêmicas. Consideramos três momentos de análise: 1) ponto de partida; 2) processo de aprendizagem; e 3) ponto de chegada. Expusemos os resultados por meio de episódios formativos que apontam alguns indícios de superação de elementos do modo de organização do ensino empírico pelo teórico, no processo de aprendizagem das acadêmicas, tais como: revelação e modelação da relação nuclear dos conceitos e sistemas conceituais a partir das relações entre grandezas na interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.

PALAVRAS-CHAVE
teoria do ensino desenvolvimental; educação matemática; curso de pedagogia; formação de professores

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br