Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Número: 8, Publicado: 2022
  • Trocas gasosas e crescimento do amendoim submetido ao estresse salino e hídrico Articles

    Barbosa, Andreza S.; Sousa, Geocleber G. de; Freire, Márcio H. da C.; Leite, Kelly N.; Silva, Fred D. B. da; Viana, Thales V. de A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A cultura do amendoim apresenta grande interesse econômico, em decorrência de suas sementes, constituírem importante fonte de proteína vegetal e de óleo comestível. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a fisiologia e crescimento da cultura do amendoim submetido a estresse salino e hídrico. O experimento foi conduzido em Auroras, Redenção, Ceará, Brasil. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em parcelas subdivididas, cujas parcelas referem-se aos níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 5,0 dS m-1) e as subparcelas aos regimes hídricos de 50 e 100% da evapotranspiração da cultura. O estresse salino afeta negativamente a altura de planta, número de folhas e massa seca da parte aérea, índices relativos de clorofila, transpiração e a temperatura foliar da cultura do amendoim. O regime hídrico de 100% da ETc proporcionou maiores desempenhos para as variáveis diâmetro do caule, número de folhas e massa seca da parte aérea da cultura do amendoim.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Peanut crops was not affected by the interactive effects of water and salt stress. Water stress reduced plant height and stem diameter of peanut crop. Increased irrigation water salinity negatively affected transpiration and leaf temperature.
  • Calibração de parâmetros de simulação para a erosão eólica fluxo de gás sólido em duas fases em solos áridos e semiáridos Articles

    Hao, Baoer; Tong, Xin; Chen, Zhi; Liu, Haiyang

    Resumo em Português:

    RESUMO Para construir um modelo de simulação acoplada da erosão eólica do solo e fluxo bifásico em regiões áridas e semi-áridas, os parâmetros de contato apropriados do modelo de simulação de elementos discretos do solo são obtidos com base no teste de calibração do ângulo de repouso (AoR). O modelo de simulação acoplado foi estabelecido através da combinação da dinâmica computacional dos fluidos. O valor de resposta da velocidade do vento de iniciação da areia foi usado para verificar a precisão do modelo. Devido às características dos solos áridos e semi-áridos, este trabalho usa o modelo de contato Hertz-Mindlin com JKR no software EDEM para calibrar os parâmetros do solo com base nos testes físicos do solo, e projeta o Plackett-Burman, a subida mais íngreme, e os testes Box-Behnken de acordo com o software Design-Expert para obter a regressão de segunda ordem do AoR do solo. Com o AoR 33,52° como alvo, obtém-se a melhor combinação de parâmetros: recuperação de colisão solo-solo 0,64, coeficiente de atrito estático solo-aço 0,31, energia de superfície JKR 3,302 J m-2. Finalmente, usando parâmetros calibrados e a velocidade do vento inicial como valor de resposta, o teste de fluxo de ar e vento sólido de duas fases foi conduzido em ANSYS Fluent e EDEM, com o erro relativo entre a velocidade do vento inicial registrada pela câmera de alta velocidade no teste de túnel de vento e a velocidade do vento inicial mostrada no modelo de simulação calculada em 8,7%, e os parâmetros calibrados do solo atenderam aos requisitos da simulação acoplada. Os resultados da simulação indicam que os parâmetros de calibração do solo podem ser utilizados para modelar a erosão do vento em duas fases do solo em ambientes semi-áridos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Providing accurate soil physical parameters is essential in the coupled simulation of wind and sand two-phase flow. The Hertz-Mindlin and JKR contact models in EDEM could be used to accurately calibrate soils in arid and semiarid regions. The threshold wind velocity could accurately reflect the error between the actual measurement and simulation.
  • Peróxido de hidrogênio como atenuador do estresse salino na fisiologia e biomassa de maracujazeiro amarelo Articles

    Andrade, Elysson M. G.; Lima, Geovani S. de; Lima, Vera L. A. de; Silva, Saulo S. da; Dias, Adaan S.; Gheyi, Hans R.

    Resumo em Português:

    RESUMO O sucesso do cultivo de maracujazeiro amarelo na região semiárida do Nordeste brasileiro está condicionado à capacidade da cultura em desenvolver-se sob condições de estresse salino, fazendo-se necessário identificar técnicas capazes de amenizarem os efeitos deletérios ocasionados pela irrigação com águas de elevada salinidade. Neste contexto, objetivou-se avaliar a fluorescência, pigmentos fotossintéticos e biomassa de maracujazeiro amarelo cultivado sob estresse salino e aplicação foliar de peróxido de hidrogênio. A pesquisa foi conduzida em casa de vegetação, com o delineamento experimental de blocos casualizados com três repetições, em esquema fatorial 4 × 4, os quais consistiram de quatro valores de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,7; 1,4; 2,1 e 2,8 dS m-1) e quatro concentrações de peróxido de hidrogênio (0, 20, 40 e 60 µM). A irrigação com água de CEa a partir de 1,4 dS m-1 comprometeu a eficiência fotoquímica, os pigmentos fotossintéticos e a produção de fitomassa do maracujazeiro amarelo. A aplicação de peroxido de hidrogênio na concentração de 20 µM promoveu os maiores valores para fluorescência variável e máxima e conteúdo de carotenoides constituindo-se como alternativa para aclimatação do maracujazeiro ao estresse salino. A aplicação de peroxido de hidrogênio em concentração superior a 20 µM intensificou o estresse salino sobre o maracujazeiro.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Electrical conductivity of water (ECw) higher than 0.7 dS m-1 increases carotenoid concentration in yellow passion fruit. Dry biomass accumulation in yellow passion fruit is inhibited by ECw above 0.7 dS m-1. H2O2 at concentration of 60 µM increases chlorophyll b concentration in yellow passion fruit when irrigated with water of 2.8 dS m-1.
  • Programas comerciais de resfriamento rápido para manga ‘Rosa’: Impactos na qualidade da fruta Articles

    Ferreira, Iara J. S.; Turco, Silvia H. N.; Silva, Rodrigo T.; Freitas, Sergio T. de; Costa, Daniel dos S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo verificar o impacto de programas comerciais de resfriamento rápido na qualidade físico-química de mangas ‘Rosa’. O estudo foi realizado em um packing house de mangas na região do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil, entre Agosto e Outubro de 2018. O experimento seguiu um delineamento em blocos casualizados com três repetições e um palete por repetição. Os tratamentos foram organizados em esquema fatorial 2 × 2 × 3 (dois tempos de resfriamento rápido [120 e 240 min] × dois tempos de armazenamento x três posições no palete). Sessenta mangas foram distribuídas proporcionalmente em três camadas de diferentes alturas em cada um dos seis paletes. Três paletes foram submetidos ao resfriamento rápido por 120 min e outros três por 240 min. Todas as frutas foram armazenadas por 7 e 14 dias a 6 °C mais três dias de vida de prateleira a 20 °C. Independentemente do programa de resfriamento e da posição da fruta no palete, o tempo de resfriamento de sete oitavos (SECT) não foi alcançado. A acidez titulável do fruto com 240 min de resfriamento rápido diminuiu significativamente após 14 dias de armazenamento refrigerado. A perda de peso das frutas, a firmeza da polpa, a matéria seca e o teor de sólidos solúveis não foram afetados pelos programas de resfriamento rápido, tanto após o armazenamento quanto durante a vida de prateleira. O programa comercial de resfriamento rápido pode ser executado por 120 min.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Effects of commercial fast-cooling are important for post-harvest quality of ‘Rosa’ mango. The relationship among cooling, cold storage, and fruit position influences the shelf-life of the product. Choosing a time program for ‘Rosa’ mango contributes to its fast-cooling efficiency.
  • Simulando a resposta da produtividade da cana-de-açúcar a reposições da ETc e quantidade da palhada no Brasil Articles

    Gonçalves, Ivo Z.; Costa, Leandro G. da; Marin, Fábio R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Determinar as necessidades adequadas de água para as culturas agrícolas associada à quantidade ideal de palhada verde no solo é uma das questões mais discutidas pelos produtores de cana-de-açúcar. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar diferentes quantidades de resíduos da palhada da cana-de-açúcar (GCTB) e diferentes cenários de reposição da evapotranspiração sobre a produtividade da cana-de-açúcar nas principais regiões produtoras do Brasil usando o simulador de sistemas de produção agrícola (APSIM). O simulador de sistemas de produção agrícola para a cana-de-açúcar (APSIM-sugar) foi parametrizado e validado para a cana-de-açúcar no Brasil, em comparação com a manutenção de 100% da GCTB e solo descoberto, ambos totalmente irrigados. Após a validação através dos dados de campo, o modelo APSIM foi utilizado para simular 25 cenários diferentes (quantidade de GCTB e demanda de irrigação) considerando doze regiões do Brasil por 30 anos para estimar a produtividade de colmos. No geral, os dados modelados e de campo tiveram forte concordância com a umidade do solo e as variáveis biométricas e fisiológicas, alcançando uma forte eficiência de modelagem. Para a maioria das regiões produtoras do Brasil, a interação entre os tratamentos não aumenta a produtividade de colmos significativamente, e até 50% reposição da evapotranspiração resultou nas maiores taxas de aumento de colmos, com o maior incremento entre 0 e 25% com uma média de 30 Mg ha-1 por ano. A quantidade recomendada de palhada deixada sobre o solo é de no mínimo 5,50 Mg ha-1, levando em consideração o dilema entre a conservação do solo e a necessidade de geração de biocombustíveis.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The APSIM-Sugar agreed very well for soil moisture, biometric, and physiological variables. ETc replacements affects stalk yield more than GCTB, above 50% ETc replacement, yield response was irrelevant. The recommended amount of GCTB is at least 5.50 Mg ha-1, considering soil health and the need for biofuel generation.
  • Uso consuntivo de água da bananeira sob micro irrigação usando uma aproximação do balanço de água do solo Articles

    Campos, Marcos S.; Coelho, Eugenio F.; Santos, Marcelo R. dos; Fernandes, Rafael D. M.; Cruz, Jailson L.

    Resumo em Português:

    RESUMO A cobertura do solo contribui para a manutenção do teor de água do solo em níveis razoáveis ​​para o crescimento da cultura. E influi na demanda hídrica da cultura e tempo de irrigação. O objetivo deste estudo foi estimar a evapotranspiração e a absorção de água radicular pela cultivar de bananeira ‘BRS Princesa’ através de uma abordagem simples utilizando alguns componentes do balanço hídrico do solo na zona radicular em solo nu e mulched irrigado por gotejamento e microaspersão. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em parcelas subdivididas com seis repetições. As parcelas consistiram de dois sistemas de irrigação (gotejamento e microaspersão), as subparcelas consistiram de duas condições de superfície do solo: com e sem cobertura morta. A aproximação alternativa para a percolação da água no solo pelo balanço hídrico permitiu obter ETc em condições de campo com razoável precisão. A ETc estimada a partir do balanço hídrico da zona radicular é menor que a ETc da equação FAO Penman-Monteith. A extração da água do solo pelo sistema radicular sob irrigação por gotejamento e com cobertura de biomassa da bananeira é maior do que a absorção sob irrigação por microaspersão.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Time Domain Reflectometry (TDR) allows estimating soil moisture in the root zone for crop evapotranspiration studies. Banana biomass as a ground cover with localized irrigation for banana cultivation reduces soil water evaporation. Crop coefficients were lower than those of FAO-56 in the three vegetative phases for micro-sprinkler irrigation under cover.
  • Rendimento e viabilidade econômica da cebola em resposta à adubação com enxofre Articles

    Lacerda, Rodolfo R. de A.; Grangeiro, Leilson C.; Bertino, Nubia M. F.; Gomes, Victor E. de V.; Costa, João P. N. da; Almeida, Antônio F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O cultivo da cebola na região Nordeste vem ganhando destaque devido às condições edafoclimáticas favoráveis e ao uso de tecnologia. No entanto, o aumento dos custos de produção, as oscilações de preços e a supressão do enxofre nas formulações dos fertilizantes constituem um risco para o produtor. Nesse sentido, objetivou-se avaliar os aspectos produtivos e econômicos da cebola em resposta a adubação com enxofre. Dois experimentos foram realizados de junho a novembro de 2018 e 2019, ambos na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, pertencente à Universidade Federal Rural do Semiárido, município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, em Argissolo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 14 tratamentos e quatro repetições, correspondendo à combinação de duas cultivares de cebola e sete doses de enxofre. Foram avaliados: teor de enxofre na folha diagnóstica, rendimento de bulbos, custos operacionais totais, receita bruta, receita líquido, taxa de retorno e índice de lucratividade. Independente da cultivar utilizada, os custos dos insumos somam as maiores despesas, atingindo valores aproximados de 60,6 e 48,4% do custo operacional total para as cultivares Rio das Antas e IPA 11, respectivamente. A Rio das Antas foi mais eficiente no uso do enxofre, obtendo maior rendimento e receita líquida. O fornecimento de 34 kg ha-1 de enxofre proporcionou rendimento e receita líquida máxima para a Rio das Antas. A aplicação de enxofre não influenciou o rendimento da cultivar IPA 11.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: To achieve greater yield with a particular onion cultivar, sulfur fertilization should be considered. The inputs were the items that contributed the most towards the increase in the total operating cost for both cultivars. The application of sulfur at dose of 34 kg ha-1 favored the increase of commercial bulbs in the cultivar Rio das Antas.
  • Seleção de genótipos de algodoeiro sob estresse hídrico para produtividade e qualidade de fibra Articles

    Gomes, Itallo H. R. A.; Cavalcanti, José J. V.; Farias, Francisco J. C.; Paixão, Francisco J. R. da; Silva Filho, João L. da; Suassuna, Nelson D.

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi selecionar linhagens de algodoeiro tolerantes ao estresse hídrico, com base em caracteres de produtividade e qualidade de fibra. O experimento foi conduzido em dois experimentos de campo em Quixeramobim - CE sem suplementação hídrica, nos anos: 2018 e 2019. Foram avaliados nove genótipos de algodoeiro, sendo seis linhagens e três cultivares comerciais. Foram mensuradas variáveis relacionadas com produtividade de algodão em pluma e qualidade intrínseca de fibra. Os dados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta, e a seleção pelo índice de seleção. A variabilidade genética encontrada entre os materiais demonstra a possibilidade de ganhos significativos no processo de seleção do algodoeiro. Os genótipos CNPA 2013 - 2235 RF FL, CNPA 2013 - 2064 RF FL e CNPA 2012 - 160 RF FL e a cultivar FM 944 GL tiveram maior produção e melhor qualidade de fibra em condições de sequeiro.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The environment used is quite significant for the stress conditions. The ratio CVg/CVe was higher than 1, indicating the possibility of gains in the genetic selection process. All genotypes tested showed cottonseed yield higher than 2.000 kg ha-1.
  • Aplicação de cálcio marinho na produção da mangueira ‘Palmer’ Articles

    Simões, Welson L.; Silva, Jucicléia S. da; Mouco, Maria A. do C.; Oliveira, Cíntia P. M. de; Silva, Davi J.; Oliveira, Fabio F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando a crescente demanda pela manga para atender ao mercado nacional e internacional e a competitividade entre os mercados produtores, o uso de novos produtos e técnicas de manejo que melhore o potencial produtivo nas áreas irrigadas do nordeste brasileiro pode ser uma importante ferramenta para sustentabilidade do cultivo da mesma. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de doses e períodos de aplicação de cálcio proveniente das algas marinhas Lithothamnium via fertirrigação, em dois ciclos de produção da mangueira ‘Palmer’ no semiárido brasileiro. O experimento foi conduzido na fazenda Saúde, localizada no Projeto Senador Nilo Coelho N-09, na cidade de Petrolina, PE. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial de 5 × 4 × 2, sendo cinco doses de Lithothamnium via fertirrigação (0; 5; 10; 15 e 20 L ha-1), quatro períodos de aplicação (30; 60; 90 e 120 dias após a floração) em dois ciclos de produção, com três blocos, totalizando 120 parcelas. As variáveis avaliadas foram: número de frutos comerciais e de manguitos por planta, peso médio dos frutos comerciais e de manguitos, e produção comercial de frutos. A dose de 12 L por planta de cálcio proveniente do Lithothamnium proporciona um incremento de 20% na produtividade da mangueira ‘Palmer’ no Vale do Submédio do São Francisco. A aplicação do cálcio proveniente do Lithothamnium deve ser realizada do início até 30 dias após a floração da mangueira ‘Palmer’, no Vale do Submédio São Francisco. O efeito da aplicação do cálcio proveniente das algas marinhas Lithothamnium sobre a produção da mangueira ‘Palmer’ varia em função das doses e dos ciclos produtivos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Application of calcium from Lithothamnium increases the yield of ‘Palmer’ mango. Application of calcium until the first 30 days after flowering is crucial in increasing mango production. Application of calcium increases fruit production up to a dose of 10 L plant-1.
  • Validação da acurácia posicional dos produtos resultantes do processamento digital de imagens de VANTs Articles

    Silva, Luciana da C.; Dias, Fábio F.; Assis, Vânia C. de; Pinto, Camille de B.; Rangel, Fábio E.

    Resumo em Português:

    RESUMO Os veículos aéreos não tripulados (VANTs), também conhecidos como drones, estão sendo cada vez mais utilizados em diversas demandas e aplicações, principalmente em mapeamento. Apesar da agilidade e praticidade fornecidas por essa tecnologia, os softwares de processamento de imagens existentes no mercado, possuem um custo muito elevado de forma a não atender as demandas do ensino/pesquisa principalmente das universidades públicas brasileiras. O objetivo desse estudo é avaliar a acurácia posicional dos produtos resultantes de processamento digital de imagens de VANTs a partir de um software comercial (Agisoft Metashape) e um outro de código aberto (Opendronemap). O resultado da acurácia planimétrica do ortofotomosaico decorrente dos dois programas não foi aceitável segundo as tolerâncias definidas no documento de padronização de acurácia planimétrica e altimétrica para dados digitais geoespaciais, estabelecido pela ASPRS (American Society for Photogrammetry and Remote Sensing). Somente a acurácia altimétrica correspondente ao MDE produzido pelo Opendronemap foi satisfatória.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The choice of UAV image processing software should be based on the cost and the accuracy achieved by the product. Pre-signaled targets for GCP measurements should be visible in their planning, implementation and size, according to a given GSD. The distribution and quantity of GCPs are fundamental in the altimetric and planimetric analysis of products obtained.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com