Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Número: 5, Publicado: 2022
  • Sujidade em módulos fotovoltaicos e eficiência na geração de energia no semiárido brasileiro Articles

    Souza, Tiago L. S. de; Lima, Regina L. F. A.; Lima Júnior, Claudemiro de

    Resumo em Português:

    RESUMO A geração de energia elétrica por sistemas fotovoltaicos é uma das formas menos agressivas ao meio ambiente. Fatores ambientais como a sujidade influenciam a eficiência desses sistemas, podendo impactar, consideravelmente, em regiões com baixo índice pluviométrico, a exemplo do semiárido brasileiro. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a influência da sujidade na eficiência da geração de energia elétrica em módulos fotovoltaicos instalados em área do semiárido brasileiro. Para isso, a potência de saída de um módulo limpo periodicamente foi comparada com um módulo naturalmente sujo e, por sua vez, o percentual de redução de potência, a taxa de deposição de sujidade e a relação entre a potência de saída e a taxa de deposição de sujidade foram estimados. O estudo foi realizado na Universidade de Pernambuco, na cidade de Petrolina, PE, abrangendo os períodos seco e chuvoso. A coleta de dados foi realizada por meio de um sistema de aquisição de dados e da distribuição de lâminas de vidro para coleta de sujeira. Os resultados indicam que períodos superiores a 15 dias sem chuva levam a reduções consideráveis na eficiência dos módulos fotovoltaicos instalados em áreas do semiárido, alcançando a redução de 18,72% na potência de saída, após 70 dias sem chuvas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Rainless periods lead to dirt deposits on photovoltaic modules, decreasing their efficiency. Fifteen rainless days is enough to considerably reduce the efficiency of photovoltaic modules in the Brazilian semiarid. Rainfall above 1 mm can restore the output power of the photovoltaic modules in the semiarid region.
  • Índices de seleção e pesos econômicos aplicados ao melhoramento do amendoim rasteiro Articles

    Ramos, Jean P. C.; Cavalcanti, José J. V.; Freire, Rosa M. M.; Silva, Carliane R. C. da; Silva, Maria de F. C. da; Santos, Roseane C. dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O amendoim rasteiro é conhecido pela alta produtividade, porém as plantas são tardias para florar e maturar as vagens. A combinação desses caracteres e produção de vagens é largamente almejada no melhoramento dessa oleaginosa. Índices de seleção são ferramentas úteis para auxiliar no melhoramento da cultura. Neste trabalho foram usados sete índices de seleção combinados com pesos econômicos, com objetivo de estimar ganhos genéticos superiores e equilibrados em uma população de amendoim runner. Onze genótipos foram cultivados em três ambientes na região Nordeste sob o delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições. Foram utilizados os seguintes índices: Smith e Hazel (SH), Pesek e Baker (PB), Williams (W), Elston (E), Subandi (S), índice de Cruz (GI) e Mulamba e Mock (MM), que foram combinados com os pesos econômicos: W1- peso 1 para todas as características avaliadas; PT - traços primários e secundários; CGv - coeficiente de variação genética; SDg - desvio padrão genético e coeficiente b, obtido por meio de regressão multivariada. Embora a população seja geneticamente uniforme, diferenças estatísticas foram encontradas indicando variabilidade genética suficiente para gerar progresso na seleção. As combinações envolvendo os caracteres de precocidade (B e FPM) não foram satisfatórias para ganhos de produção. O índice baseado no ranks de MM combinado com W1 para todas as características foi o melhor por indicar ganhos mais equilibrados. As cultivares Florunner, Cavalo, LGoPE-06 e LViPE-06 são germoplasma promissores para garantir satisfatórios ganhos de seleção, baseando-se nas medias de produção e alta herdabilidade dos caracteres avaliados.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The selection index based on the Mulamba & Mock method provides gains close to the maximum limits via direct selection. Earliness traits do not aid in the selection of genotypes of runner peanuts suitable for pod production. Traits associated with pod production have high heritability and contribute to the genetic progress of runner peanuts.
  • Vinhaça melhora a qualidade do solo e aumenta a produtividade da soja, milho e pastagem Articles

    Pinto, Luis E. V.; Cordeiro, Carlos F. dos S.; Araujo, Ademir S. F. de; Araujo, Fabio F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO A vinhaça pode ser uma alternativa adequada para melhorar os atributos do solo e aumentar a produtividade das culturas. Este estudo avaliou o efeito da vinhaça fresca e concentrada nos atributos químicos e biológicos do solo e na produtividade da soja, milho e pastagem. O delineamento foi em blocos ao acaso com quatro repetições e cinco tratamentos: T1 (250 kg ha-1 08:28:16 na semeadura + 40 kg ha-1 K2O na cobertura); T2 (250 kg ha-1 08:28:16 na semeadura + 2450 L ha-1 de vinhaça fresca em cobertura); T3 (250 kg ha-1 08:28:16 na semeadura + 190 L ha-1 de vinhaça concentrada em cobertura); T4 (4100 e 2450 L ha-1 de vinhaça fresca na semeadura e cobertura, respectivamente); T5 (315 e 190 L ha-1 de vinhaça concentrada na semeadura e cobertura, respectivamente). Esses tratamentos foram aplicados na cultura da soja em 2017 e 2018. Após a colheita da soja e antes do milho e pastagem em 2018, foram avaliados os atributos químicos e biológicos do solo. A vinhaça aumentou a concentração de carbono e fósforo, enquanto diminuiu o potássio e o enxofre. A vinhaça reduziu a concentração de carbono da biomassa microbiana em 50%, mas aumentou a concentração de nitrogênio na biomassa microbiana em 67%. A atividade da desidrogenase foi maior com a aplicação de vinhaça fresca. A aplicação de vinhaça por dois anos melhora os atributos químicos e biológicos do solo e aumenta a produtividade da soja, do milho e das pastagem.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Application of vinasse in the soil can replace potassium mineral fertilization for yield gains in crops. The dehydration of vinasse proved to be viable to reduce the volume applied with improved agronomic performance. After two years of vinasse application there was gain in organic carbon in the soil, and reduction in microbial biomass carbon.
  • Produção e qualidade de túberas do inhame submetido a doses de nitrogênio e tipos de tutoramento Articles

    Bertino, Antonio M. P.; Cruz, José M. F. de L.; Silva, Luiz D. R. da; Gomes, Aline B. B.; Farias, Otília R. de; Nascimento, Izaias R. S. do

    Resumo em Português:

    RESUMO No cultivo do inhame a adubação mineral e o uso de tutoramento proporciona boa produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e a qualidade do inhame submetidos a doses de nitrogênio e tipos de tutoramento. O trabalho foi realizado em condições de campo no delineamento experimental em blocos casualizados em esquema fatorial 5 × 3, com cinco doses de nitrogênio (0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1) e três tipos de tutoramento (espaldeiramento, vara e sem tutor), com quatro repetições. Na adubação em cobertura foram aplicadas as doses de nitrogênio parceladas em partes iguais aos 60 e 90 dias após o plantio. Foram avaliados comprimento, massa média, teores de amido e N foliar, produtividades total e comercial de túberas. O tutoramento promoveu maior rendimento total, massa média, comprimento e teor de nitrogênio foliar, entretanto não foram observadas alterações no teor de amido entre os tipos de tutoramento. A produtividade comercial é maior com a utilização do tutor em vara. Recomenda-se o plantio do inhame com tutoramento e dose de nitrogênio de 120,70 kg ha-1 para promover a máxima produtividade.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The maximum marketable yield of the yam is obtained with staking. Nitrogen provides tubers with commercial standard mass. Nitrogen and the staking promotes the potential of cultivar Da Costa to produce more than 15 tons ha-1 in Entisol.
  • Riscos potenciais da variabilidade climática nas regiões de cultivo de arroz no Delta do Mekong, Vietnã Articles

    Dinh, T. K. H.; Dang, T. A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Nas últimas décadas, as regiões de cultivo de arroz no Delta do Mekong têm sofrido continuamente eventos climáticos sem precedentes devido ao declínio das chuvas como parte da variabilidade climática. O objetivo do estudo foi realizar uma exploração abrangente das características da chuva em toda a área, aplicando o Índice de Anomalia de Precipitação (RAI), o teste Rho de Spearman e a inclinação de Sen para ajudar a rastrear, bem como alertar sobre os riscos potenciais causados ​​pela alteração na precipitação. Para este objetivo, foram coletadas sequências de dados de precipitação em 14 estações nacionais de observação em todo o Delta do Mekong no período de 1984 - 2019. Os resultados indicaram que a estação de clima seco passou a existir mais frequentemente na estação de clima normalmente úmido. Quatro estações típicas de clima seco foram definidas para os períodos de 1997 - 1998, 2002 - 2004, 2014 - 2016 e 2018 - 2019 períodos. Dentre esses, o período de 2014 - 2016 foi registrado como o mais seco com 9 das 12 estações da área extremamente secas e o pico de risco do RAI de até -4,86 na estação Moc Hoa na provincia de Long An. A tendência climática é evidente na diminuição da precipitação, ocorrendo principalmente nas sub-regiões costeiras. A descoberta das tendências das mudanças nas chuvas é valiosa para prever a variabilidade climática futura.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Dry weather seasons overwhelmed the wet weather seasons across the Mekong Delta. The 2014-2016 dry weather season was the driest, occurring in 75% of the Mekong Delta. Coastal rice-producing regions are known by abundant water, but had significant downward trend in rainfall in recent years.
  • Desempenho energético de trator agrícola com rodas radiais simples versus diagonais duplas em operação de gradagem Articles

    Zimmermann, Gabriel G.; Savi, Daniel; Jasper, Samir P.; Kmiecik, Leonardo L.; Strapasson Neto, Lauro; Sobenko, Luiz R.

    Resumo em Português:

    RESUMO A roda do trator agrícola interage diretamente com o solo, afetando seu desempenho energético e operacional. Diversos trabalhos estudam as particularidades entre configurações de rodado buscando interpretar o tipo e arranjo mais eficiente de rodagem, entretanto ainda há uma demanda de estudos que elucidem a tomada de decisão quanto a necessidade da troca do tipo de rodado ou melhoria do arranjo pré-existente. O experimento teve como objetivo avaliar o desempenho energético do trator agrícola quando equipado com rodas radiais simples e diagonais duplas no eixo traseiro, em operação de gradagem intermediária. O experimento em faixas foi conduzido no delineamento de blocos casualizado, nas parcelas dois arranjos de rodados (radiais simples e diagonais duplas) e nas subparcelas quatro velocidades alvo (4, 6, 8 e 10 km h-1), com quatro repetições, totalizando 32 unidades experimentais. Foi monitorado a patinagem dos rodados, rotação do motor, consumo horário e específico de combustível, força, potência e rendimento na barra de tração, velocidade operacional e eficiência térmica do motor. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e, quando significativo, ao teste de Tukey e análise de regressão. Os pneus radiais simples proporcionaram acréscimo da velocidade e força na barra de tração sem acréscimo do consumo de combustível, proporcionando, consequentemente, um incremento no desempenho energético e operacional em operação de gradagem intermediaria.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Single radial tires supply greater energy performance compared to dual diagonal tires. Regardless of the arrangement of the wheels, the levels of efficiency in the agricultural operation are related to speed. The single radial arrangement resulted in similar efficiency to the dual diagonal at the highest speeds tested.
  • Pigmentos fotossintéticos, eficiência fotoquímica e crescimento de pinha sob estresse salino e adubação com potássio Articles

    Fernandes, Eliene A.; Soares, Lauriane A. dos A.; Lima, Geovani S. de; Gheyi, Hans R.; Nobre, Reginaldo G.; Fernandes, Pedro D.

    Resumo em Português:

    RESUMO O estresse salino ocasionado pela irrigação com águas de elevados teores de sais se destaca como um dos principais fatores limitantes na produção agrícola no semiárido do Nordeste brasileiro. Neste contexto, objetivou-se com este estudo avaliar os pigmentos fotossintéticos, a eficiência fotoquímica e o crescimento da pinheira irrigada com águas salinas e doses de potássio. A pesquisa foi realizada sob condições de campo no delineamento em blocos casualizados, arranjados em esquema fatorial 2 × 5, sendo dois valores de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (1,3 e 4,0 dS m-1) e cinco doses de potássio (50, 75, 100, 125 e 150% da recomendação). A dose referente a 100% correspondeu à aplicação de 20 g de K2O por planta por ano. Água de salinidade de 4,0 dS m-1 reduziu a síntese de clorofila a, clorofila total e carotenoides na pinheira, aos 245 dias após o transplantio. Doses de fertilização de 50 a 150% da recomendação inibiram a síntese de clorofila b, as taxas de crescimento absoluto e relativo em diâmetro de caule das plantas de pinha irrigadas com água de maior condutividade elétrica. A redução na eficiência quântica do fotossistema II na pinheira cultivadas sob salinidade da água de 4,0 dS m-1 está relacionada aos danos fotoinibitórios no fotossistema II. A adubação potássica não amenizou o estresse causado pela salinidade da água no crescimento da pinheira, no período de 151-245 dias após o transplantio.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Potassium with 98% of the recommendation increased the chlorophyll b in plants under water salinity of 1.3 dS m-1. The reduction in Fv/Fm indicates that photosynthetic performance was compromised by photoinhibitory damage. The absolute and relative growth rates in stem diameter of the custard-apple decreased regardless of the potassium dose.
  • Desenvolvimento de etilômetro com sensor MQ-3 para medição de etanol em sementes de soja Articles

    Cavalcante, Jerffeson A.; Gadotti, Gizele I.; Silva, Augusto H. M. da; Araújo, Ádamo de S.; Monteiro, Rita de C. M.; Moraes, Dario M. de

    Resumo em Português:

    RESUMO No setor de produção de sementes, é imprescindível o uso de equipamentos rápidos e práticos que auxiliem nos processos de tomada de decisão. Assim, o uso de sensores que podem capturar informações para auxiliar na agricultura tem contribuído significativamente para o cultivo da soja em todo o mundo, sendo utilizado em diversas etapas, seja em pré ou pós-colheita. Objetivou-se desenvolver um protótipo de um etilômetro com sensor MQ-3 e avaliar seu tempo de estabilização quando utilizado em lotes de sementes de soja submetidos à hipóxia. A pesquisa foi realizada com 10 lotes de sementes de soja, oriundas de cinco cultivares (NS 8383 RR, SOY Peso RR, M 8372 IPRO, M8644 IPRO e M8808 IPRO), a qual foi dividida em duas etapas, a primeira correspondendo ao desenvolvimento do equipamento de aferição do etanol com o sensor MQ-3 e a segunda relacionada ao tempo de estabilização do sensor (3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30 s) em sementes de soja submetidas ao processo de anaerobiose. O equipamento, bem como o sensor MQ-3 apresentaram estabilidade de aferição média aos 16 s após seu acionamento, sendo recomendado esse tempo para o uso do etilômetro em sementes de soja. Por meio desse mesmo sensor MQ-3, é possível, com eficiência, a detecção de etanol presente no ar liberado por sementes de soja durante o processo de anaerobiose.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: More equipments and technologies needed for fast assessment of seed quality. The equipment developed measures ethanol in 16 s. The ethanol equipment developed is fast and practical for evaluating seed quality.
  • Nutrientes em palma forrageira ‘Gigante’ sob diferentes lâminas de irrigação com água salina e densidades de plantio Articles

    Fonseca, Varley A.; Donato, Sérgio L. R.; Santos, Marcelo R. dos; Oliveira, Carlos M.; Kondo, Marcos K.; Cotrim, Carlos E.

    Resumo em Português:

    RESUMO Variações climáticas tendem a aumentar a ocorrência de condições extremas de seca em ambientes semiáridos e isso pode comprometer o rendimento mesmo de culturas tolerantes como palma forrageira. A irrigação da palma com água salina têm possibilitado bons resultados, e sua combinação com modificações nas densidades de plantio pode refletir em mudanças na resposta produtiva da cultura. Um experimento de campo em dois ciclos de cultivo foi realizado para avaliar as concentrações de nutrientes em palma forrageira ‘Gigante’ (Opuntia ficus-indica Mill) irrigada sob diferentes laminas de água salina e densidades de plantio. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subsubdivididas, sendo alocados nas parcelas dois turnos de rega (7 e 14 dias), nas subparcelas quatro densidades de plantio (20.000; 40.000; 60.000 e 80.000 plantas ha-1) e nas subsubparcelas quatro lâminas de irrigação com água salina de condutividade elétrica de 2,91 dS m-1 (0, 11, 22 e 33% da evapotranspiração de referência - ETo). As lâminas de irrigação foram aplicadas somente no período do ano sem chuva. Densidades de plantio intermediárias (43.002 e 54.687 plantas ha-1) promovem menores concentrações de P, Ca e Fe nos tecidos dos cladódios de palma forrageira ‘Gigante’. Irrigação de palma forrageira ‘Gigante’ com água salina até a lâmina 33% da ETo, possibilita aumento das concentrações de N, P, Ca, Mg, B, Cu, Mn e Zn nos tecidos dos cladódios. Lâminas de irrigação entre 16 e 25% da ETo com água salina, promove máximas concentrações de K, S e Na.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Irrigation with saline water improves the nutritional status of forage cactus pear. Planting densities interfere with nutrient concentrations in cladode tissues of forage cactus pear. Cl- input by saline water demands attention with electrical conductivity and potassium source.
  • Tensiômetro automatizado de baixo custo e alta eficiência para monitoramento da irrigação em tempo real Articles

    Sanches, Arthur C.; Alves, Christopher de O.; Jesus, Fernanda L. F. de; Theodoro, Fagner L.; Cruz, Thiago A. C. da; Gomes, Eder P.

    Resumo em Português:

    RESUMO Conhecer a umidade de solo disponível para as plantas é preponderante para o manejo adequado do uso da água nas propriedades agrícolas, sendo os métodos automatizados os mais precisos. Entretanto, os custos de aquisição são elevados e a maioria dos controladores de irrigação ainda trabalha com tempos pré-definidos. Assim, o estudo teve por objetivo desenvolver e calibrar um tensiômetro automatizado de baixo custo e alta eficiência no controle da irrigação, baseado em monitoramento em tempo real. A pesquisa foi conduzida nos Laboratórios de Hidráulica e Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera pertencentes à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados, MS, com solo classificado como Oxisol. Foram utilizados transdutores de pressão e um microcrontrolador capazes de assimilar a pressão no interior dos tensiômetros e transformá-la em leituras de potencial matricial de água no solo - Ψm. Desta forma, realizou-se a calibração comparando as diferentes leituras do transdutor e do tensímetro digital de agulha. Foram aplicadas diferentes tensões para obtenção da curva de umidade do solo, partindo do ponto mais úmido (saturado) para o mais seco (solo seco em estufa), coletando 20 pontos válidos. Posteriormente, os dados foram submetidos ao teste de normalidade, com posterior análise estatística e modelos de curva de regressão. Foram verificados ajustes lineares com altos valores de coeficiente de determinação (R2 = 0,99), sendo o sistema automatizado construído, capaz de monitorar a tensão de água do solo em tempo real.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: A high correlation between the pressure sensor and tensiometer data allows for better irrigation control at a low cost. Real-time monitoring through constant data acquisition favors irrigation self-programming. Mechanical equipment combined with sensor reading can be a feasible alternative for farmers.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com