Acessibilidade / Reportar erro

Eletrificação rural, eletrodomésticos e oferta de trabalho feminino: Evidência para o Brasil* * Agradecemos aos comentários de Francisco Costa, Valéria Pero e Arthur Bragança. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Resumo

Esse artigo analisa os efeitos do acesso à energia elétrica sobre o uso de eletrodomésticos e sobre a alocação de tempo das mulheres. Para lidar com a endogeneidade do acesso à energia elétrica, o artigo utiliza uma estratégia de identificação de variáveis instrumentais que combina dados do gradiente da terra e expansão da eletricidade induzidas pelo programa Luz para Todos no Brasil para construir instrumentos para o acesso à energia elétrica. Os resultados sugerem que a eletrificação aumentou significantemente o uso de eletrodomésticos no domicílio. As estimativas sugerem que o choque de produtividade advindo do acesso à eletricidade não teve efeito sobre a oferta de trabalho das mulheres no mercado de trabalho e no domicílio.

Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br