Acessibilidade / Reportar erro

Crime and Punishment in Classroom: a Game-Theoretic Approach for Student Cheating* 1 Bunn, Caudill, & Gropper (1992) is the first study to present similarities and differences between cheating and the crime of theft following Becker's approach. The two main differences found by its authors are: a professor has a greater variety of devices to affect the costs of cheating than a police officer (e.g. disperse the class during examinations, reducing density and increasing the costs of cheating); and exam answers have a public good dimension, such that unlike "the watch stolen from its owner, answers on exams are not taken from the owner, but only copied" (Bunn et al., 1992, p.199). This second characteristic creates the free-riding problem in classroom.

Apresentamos os microfundamentos da "cola" em sala de aula através de um jogo estático de informação completa. Nossa estrutura é composta por dois alunos, os quais devem escolher se colam ou não, e um professor, o qual deve decidir o quanto de esforço empregará para tentar detectar alunos desonestos. Nossos resultados corroboram com os determinantes de cola encontrados pela literatura empírica, principalmente aqueles relacionados com a severidade da punição. Também é enfatizado a importância de professores serem bem motivados (com baixa desutilidade do esforço) e preocupados com justiça em sala de aula. As várias extensões do modelo base reforçam a importância da análise custo-benefício para entender comportamento desonesto em sala de aula. Por fim, ao relaxar a hipótese de informação completa, discutimos o papel da incerteza dos alunos sobre o tipo do professor, e como professores pouco esforçados podem enviar sinais para criar incentivos ao comportamento honesto.


Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br