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A intertextualidade e sua teia: da etnografia ao romance e do romance ao filme

The intertextuality and its web, from ethnography to novel and from novel to film

L’intertextualité et sa trame. de l’ethnographie au roman et du roman au film

Neste trabalho, analisamos a etnografia de Alba Zaluar A máquina e a revolta, contrapondo-a com os discursos ficcionais do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, e do filme homônimo, de Fernando Meirelles. Buscamos salientar os dilemas éticos da antropologia e das diversas formas de expressão estéticas, além dos problemas específicos levantados pelas diversas formas de representação dos moradores de Cidade de Deus presentes na investigação antropológica, no romance e no filme. Analisamos tanto os contextos históricos que condicionaram o desenvolvimento dessas obras como a sua singularidade. Ressaltamos ainda o fato de que esses discursos sobre Cidade de Deus confrontaram-se publicamente, revelando suas posições políticas e éticas sobre pobreza e violência.

Cidade de Deus; Antropologia urbana; Etnografia; Cinema; Intertextualidade


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