Acessibilidade / Reportar erro

CONFLITOS À MESA: VEGETARIANOS, CONSUMO E IDENTIDADE* * Esta pesquisa foi parcialmente realizada durante minha participação, entre setembro e dezembro de 2012, como investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do doutor José Manuel Sobral, a quem agradeço pelas valiosas contribuições.

CONFLICTS AT THE TABLE: VEGETARIANS, CONSUMPTION AND IDENTITY

CONFLITS À LA TABLE: VÉGÉTARIENS, CONSOMMATION ET IDENTITÉ

Em situações do cotidiano, a experiência de ser vegetariano dá-se em meio a conflitos e inúmeras práticas de negociação que envolvem decisão, recusa, atos de consumo, aproximação e distanciamento entre pessoas com as quais se relaciona. Para entender os percursos de quem opta pelo vegetarianismo, suas motivações e seus conflitos diários em situação de interação social, utilizou-se a autoetnografia (observação sistemática da situação de conflito vivida pela pesquisadora) e entrevistas com vegetarianos de diversas restrições alimentares selecionados por uma metodologia de conveniência.

Alimentação; Vegetarianismo; Consumo; Cotidiano


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br