Acessibilidade / Reportar erro

FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DO PASSADO EM FILMES DE ALAIN RESNAIS: APROXIMAÇÕES SOCIOLÓGICAS* * Este texto traz resultados de investigação realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp – processo n. 2014/07786-2), na modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE). A primeira versão deste texto foi apresentada no 40º Encontro da Anpocs, no seminário temático Uso de Ima- gens em Ciências Sociais, com o título “Memória, imaginário, Alain Resnais”.

FORMS OF EXPRESSION OF THE PAST IN FILMS BY ALAIN RESNAIS: SOCIOLOGICAL APPROACHES

FORMES DE MANIFESTATION DU PASSÉ DANS LES FILMS D’ALAIN RESNAIS: APPROCHES SOCIOLOGIQUES.

Este trabalho apresenta parte substancial dos resultados de um projeto de investigação mais amplo sobre três filmes do cineasta francês Alain Resnais (1922-2014). Nosso interesse é perscrutar uma questão específica, a saber, como estão construídas, em Noite e neblina, Hiroshima meu amor e A guerra acabou – filmes que, cada qual a seu modo, fazem referência a eventos marcantes do século XX – as formas pelas quais o passado se manifesta no presente. Assim colocada, a questão permite que nos debrucemos sobre a dimensão temporal presente nos filmes sem que precisemos fazer uma incursão pela questão da memória e, no mesmo passo, que possamos tomar como ponto de partida das análises os próprios filmes. Consequentemente, o método utilizado neste estudo privilegia a forma própria de produção de sentidos nos filmes, dando particular ênfase ao modo como estão articulados seus elementos expressivos (como, por exemplo, imagens, sons, diálogos, gestos etc.).

Sociologia; Cinema; Análise de filmes; Manifestações do passado; Alain Resnais


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br