Acessibilidade / Reportar erro

Por que os surfistas devem ser alimentados: o argumento liberal em defesa de uma renda básica incondicional** ** Publicado em Philosophy and Public Affairs, v. 20, n. 2, mar. 1991. Direitos autorais concedidos pela John Wiley & Sons LTD. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Revisão técnica da tradução por Flávia Biroli. Versões anteriores deste artigo foram apresentadas nas Universidades de Louvain-la-Neuve e Leuven, em março de 1989, e na Universidade de Wisconsin, na Universidade de Chicago, na Universidade de Harvard e na Universidade de Columbia, em abril de 1990. Agradeço aos editores de Philosophy & Public Affairs, Ian Carter e Peter Hammond, pelos comentários particularmente úteis e perceptivos, bem como a meus anfitriões e aos muitos membros do meu público, por uma grande variedade de reações estimulantes. Entre eles, tenho uma dívida especial para com John Rawls. Este artigo se originou de uma conversa que tivemos em um café da manhã em Paris, em 1987, na qual os surfistas de Malibu surgiram várias vezes. Embora meu argumento central discorde da visão expressada por ele e de alguns fragmentos de seus escritos, minha dívida, juntamente com as de muitos outros, para com o seu pensamento deve ficar muito clara.

Why surfers should be fed: the liberal case for an unconditional basic income

Neste artigo, Van Parijs argumenta a favor da renda básica incondicional. Sua posição é a de que essa forma de transferência de renda, que corresponde a uma subvenção paga a todos os cidadãos, independentemente de sua posição, ocupação, estado civil e disposição e disponibilidade para o trabalho, é necessária para a construção de uma sociedade justa. O autor procura mostrar que a renda básica incondicional é pertinente a uma concepção liberal de justiça igualitária e não discriminatória, isto é, que não confere valor distinto às concepções de vida dos indivíduos.

justiça; renda básica; trabalho; igualdade; pluralidade; liberalismo


Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br