Acessibilidade / Reportar erro

Retalho de cartilagem alar para projeção da ponta nasal

RESUMO

Introdução:

A ponta nasal é estudada com frequência pelos cirurgiões, visto ser motivo comum de queixa pré e pós-operatória. Dessa forma, a ponta deve ser minuciosamente avaliada para se determinar a melhor técnica a ser utilizada. O objetivo é demonstrar uma técnica original de retalho de cartilagem alar para projeção da ponta nasal, complementar ou não a outros procedimentos de mesmo objetivo.

Método:

Estudo transversal retrospectivo de 22 pacientes submetidos à rinoplastia aberta com uso do retalho de alar para projetar ponta nasal.

Resultados:

Foram realizadas 22 rinoplastias abertas, de ponte bulbosa, adiposa e hipoprojetada, sendo todas primárias. Dentre os pacientes do estudo, 90% eram negros e 2% eram brancos, 72,7% apresentaram alto grau de satisfação com a operação, 18,1% consideraram o resultado muito bom e 9,2% acharam regular. Não houve complicações/reoperações.

Conclusão:

Os retalhos de cartilagens alares para projeção da ponta nasal são um recurso técnico de simples execução e podem ser considerados excelente recurso de projeção adicional da ponta nasal a ser considerado dentre as técnicas para tratamento de narizes negroides.

Descritores:
Rinoplastia; Projeção; Cartilagens nasais; Nariz; Retalhos cirúrgicos.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br