Acessibilidade / Reportar erro

Uso de lâminas de 0,7 a 1mm de largura e incisões coronais no transplante capilar: Tática cirúrgica para melhorar a densidade e naturalidade

RESUMO

Introdução:

O transplante capilar evoluiu muito nas últimas duas décadas, principalmente com o uso de microscópios para lapidar unidades foliculares. A utilização de microlâminas é mais um avanço para diminuir o trauma cirúrgico e aumentar a naturalidade do resultado. As incisões coronais ajudam a manter a direção correta dos cabelos colocados. O objetivo deste trabalho é mostrar nossa experiência com o uso de lâmi-nas de 0,7 a 1 mm de diâmetro, com incisões coronais para o transplante capilar.

Método:

Foram avaliadas 131 cirurgias consecutivas de junho de 2011 a junho de 2012, em que todos os pacientes foram operados pelo mesmo cirurgião, com o uso de microlâminas de 0,7 a 1 mm de largura utilizando a técnica coronal para a incisão.

Resultados:

Os resultados pós-operatórios foram considerados satisfatórios pelos pacientes e pela equipe cirúrgica.

Conclusão:

O uso de lâminas pequenas nas incisões coro-nais promove maior densidade com pouco trauma cirúrgico. Os resulta-dos foram considerados naturais e com boa densidade cosmética.

Descritores:
Folículo Piloso/Transplante; Couro Cabeludo/Cirurgia; Instrumentos Cirúrgicos

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br