Acessibilidade / Reportar erro

Fechamento de hemicorporectomia com utilização do retalho subtotal unilateral da coxa: relato de caso

RESUMO

A hemicorporectomia ou amputação translombar foi primeiramente descrita em 1950 por Kredel como método curativo para neoplasia localmente avançada de pelve. Trata-se de um procedimento cirúrgico extenso, que quando bem indicado é capaz de prover a cura oncológica, além de possibilitar a melhora clínica e de qualidade de vida. Os autores apresentam o relato de caso de um paciente de 34 anos, com carcinoma espinocelular em úlcera de pressão crônica, acometendo períneo, glúteo e coxa posterior à direita. O paciente foi submetido à hemocorporectomia com reconstrução utilizando retalho subtotal da coxa esquerda. Observou-se boa evolução no pós-operatório e a utilização do retalho subtotal da coxa para fechamento da hemicorporectomia se mostrou como método seguro, eficiente e de técnica reprodutível.

Descritores:
Carcinoma de células escamosas; Úlcera por pressão; Retalhos cirúrgicos; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Amputação; Osteomielite.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br