Acessibilidade / Reportar erro

Análise morfométrica do lábio superior e da ação do envelhecimento

RESUMO

Introdução:

Um sorriso considerado agradável envolve relações harmônicas entre os dentes, gengivas e lábios. O presente estudo mediu as alterações no lábio superior, relacionadas ao envelhecimento, utilizando análise morfométrica.

Método:

Foram selecionadas 46 mulheres caucasianas com idade mínima de 15 anos e divididas em quatro grupos: 15-30 anos, 31-45 anos, 46-60 anos e > 60 anos. Foram tiradas fotografias frontais com a boca fechada e na posição de repouso. As seguintes medidas foram realizadas: altura do lábio superior, altura do vermelhão do lábio superior nas posições repouso e fechada, e exposição dos dentes incisivos superiores centrais na posição repouso.

Resultados:

A altura do lábio superior aumentou com a idade. A média da altura do lábio superior com a boca fechada foi 13,75 mm na faixa etária mais nova (15-30 anos). A altura do lábio superior gradualmente aumenta com a idade até atingir uma média de 19,24 mm, observada no grupo > 60 anos. O resultado oposto foi observado na altura do vermelhão superior, que diminuiu com o aumento da idade. A altura média do vermelhão com a boca em repouso foi 7,09 mm na faixa etária mais nova (15-30 anos) e diminuiu para 4,58 mm no grupo mais velho (> 60 anos). A exposição dos dentes diminuiu com a idade. A exposição média dos dentes superiores foi de 3,55 mm no grupo mais jovem e diminuiu para 0,40 mm no grupo mais velho.

Conclusão:

A altura do lábio superior aumenta, enquanto a altura do vermelhão superior e a exposição dos dentes superiores diminuem com a idade.

Descritores:
Lábio; Envelhecimento; Grupos Etários

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br