Acessibilidade / Reportar erro

Reconstrução imediata de mama com uso de expansores permanentes

RESUMO

Introdução:

O câncer de mama tem se tornado cada vez mais prevalente e com isso maior é o número de pacientes submetidas a mastectomias. A reconstrução imediata pósmastectomia é uma alternativa importante de tratamento nas diversas etapas da reconstrução mamária.

Métodos:

Estudo retrospectivo de 34 pacientes submetidas à mastectomia ou adenomastectomia, com ou sem preservação do complexo aréolo-papilar seguida de reconstrução imediata com uso de expansor permanente. O expansor utilizado foi do tipo Becker 35, de formato anatômico, com volume variando de 365 ml a 565 ml, sendo mais utilizado o de 460 ml.

Resultados:

O resultado foi considerado muito satisfatório por 85% das pacientes, a taxa de complicações foi de 17,6%, sendo que duas pacientes apresentaram necrose de pele nos bordos da ferida operatória, duas pacientes apresentaram retração cicatricial na ferida operatória, uma paciente apresentou seroma e somente uma paciente teve perda do expansor por infecção tardia após início da quimioterapia. Treze pacientes realizaram radioterapia, 53% (n = 7) apresentaram radiodermite leve e 30% (n = 4) radiodermite moderada, sem outras complicações.

Conclusão:

A reconstrução imediata com o uso de expansores definitivos apresenta uma boa proposta de tratamento às pacientes que serão submetidas a mastectomias totais ou parciais.

Descritores:
Mama; Mamoplastia; Neoplasias da mama; Dispositivos para expansão de tecidos.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br