Acessibilidade / Reportar erro

Injeção de agregados plaquetários no rejuvenescimento facial: uma revisão sistemática

RESUMO

Introdução:

Essa revisão sistemática foi conduzida para avaliar se a associação da aplicação da injeção de agregados plaquetários quando comparada a outras terapias faciais favorece no rejuvenescimento facial em pacientes adultos.

Métodos:

A pesquisa buscou ensaios clínicos randomizados que compararam uso de técnicas de rejuvenescimento facial isoladas com as mesmas técnicas aliadas à injeção de agregados plaquetários. A busca foi realizada em bases de dados indexadas e literatura cinzenta. A ferramenta de risco de viés da “Cochrane Collaboration” foi aplicada para a avaliação da qualidade dos estudos.

Resultados:

Foram identificados 7137 artigos. Apenas quatro estudos permaneceram na síntese qualitativa, e os demais foram considerados com risco indefinido de viés nos domínios chaves.

Conclusão:

Existem poucos estudos na literatura que comparam o uso de agregados plaquetários em rejuvenescimento facial e os que estão disponíveis têm risco de viés “indefinido” ou “alto”. Há necessidade de realizar mais estudos clínicos bem delineados que comparem o uso de injeção de agregados plaquetários associados ou não às técnicas de rejuvenescimento facial.

Descritores:
Pele; Rejuvenescimento; Plasma rico em plaquetas; Plaquetas; Fibrina; Revisão

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br