Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade das informações sobre lipoaspiração para o público leigo: Uma revisão de escopo

■ RESUMO

Introdução:

Esta revisão de escopo tem por objetivo analisar a qualidade das informações sobre lipoaspiração para o público leigo.

Método:

Foi realizada busca na literatura no período de 18 de novembro a 12 de dezembro de 2021 nas seguintes plataformas de base de dados: Medline, Cochrane, LILACS, Embase e BVS. A estratégia de busca envolveu a combinação de vários descritores. Três investigadores independentes leram o resumo dos estudos que foram obtidos usando a estratégia de busca para avaliar aqueles que preenchiam os critérios de elegibilidade.

Resultados:

Inicialmente, foram levantados 33 artigos utilizando a estratégia de busca. Dentre esses, 23 estudos foram excluídos após a leitura dos resumos e avaliação dos critérios de elegibilidade, por não possuírem desfechos de interesse ao tema proposto. Assim, dez estudos preenchiam os critérios de inclusão, sendo nove estudos transversais e uma revisão de literatura. Dentre os dez artigos incluídos, nove relatam que as informações sobre lipoaspiração são precárias e imprecisas.

Conclusão:

O conteúdo sobre lipoaspiração disponibilizado ao público leigo por meio da Internet é, na sua maioria, insatisfatório.

Descritores:
Lipectomia; Lipólise; Acesso à; informação; Disseminação de informação; Comunicação em saúde

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br