Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da monitoria de Cirurgia Plástica no conhecimento teórico e nas habilidades práticas em estudantes de medicina

RESUMO

Introdução:

Avaliar o impacto da monitoria em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo no conhecimento e nas habilidades práticas em estudantes de Medicina.

Métodos:

Seis acadêmicos participantes da monitoria e oito acadêmicos não participantes foram selecionados aleatoriamente e avaliados antes e depois do programa, por meio de testes de múltipla escolha e através do instrumento Surgical Skills Assessment (SSA), para avaliação das habilidades práticas.

Resultados:

O Grupo estudo obteve aumento significativo nas notas de prova teórica, entre o período antes do programa (média 15,8 e desvio padrão de 2,7) e após (média 21,8 e desvio padrão 1,3) (p = 0,02). Resultado semelhante foi encontrado com o instrumento SSA entre o período antes (média 9,8 e desvio padrão 1,4) e após o programa (média de 13,5 e desvio padrão 1,6) (p = 0,02). O grupo controle não obteve mudança significativa nos testes teóricos em agosto de 2010 ( média de 14,0 e desvio padrão 4,1) e junho de 2011 ( média de 13,8 e desvio padrão de 2,6 ) (p = 0,40 ). Resultado semelhante foi encontrado com o instrumento SSA em agosto de 2010 (média de 8,5 e desvio padrão 2,2) e junho de 2011 (média de 9,6 e desvio padrão 1,7) (p = 0,18).

Conclusão:

Acadêmicos participantes na monitoria de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo apresentaram melhor conhecimento e melhores habilidades práticas em relação aos não participantes.

Descritores:
Cirurgia; Cirurgia Plástica; Educação; Ensino; Avaliação educacional

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br