Acessibilidade / Reportar erro

A cirurgia plástica na mídia: o conceito da especialidade veiculado pelos meios de comunicação impressos no Brasil

RESUMO

Introdução:

A cirurgia plástica, apesar das diversas situações em que atua, tem o caráter estético difundido na sociedade, associado aos ideais de beleza e à busca das pessoas pela perfeição corporal. Atualmente, as medidas corporais são cada vez mais detalhadas, exibidas pela mídia como sucesso nos mais diversos âmbitos sociais. O objetivo do presente estudo será identificar o conceito de cirurgia plástica vinculado aos meios de comunicação impressos do Brasil e disponíveis virtualmente, analisando e descrevendo o tipo de informação veiculada ao público leigo.

Método:

Para a coleta de dados, foi realizada busca sistemática de todas as notícias publicadas em meios de comunicação impressos do Brasil e disponíveis virtualmente. Para a busca, utilizamos o descritor “cirurgia plástica” no Portal Interjornal®. Foram incluídas no estudo todas as notícias publicadas entre janeiro de 2008 e dezembro de 2011, que contêm o termo “cirurgia plástica”. As notícias selecionadas foram lidas e submetidas a um protocolo previamente definido.

Resultado:

Foram analisadas 1983 notícias. Deste total, 1367 (68,94%) foram classificadas como estéticas; 423 (21,33%) como

reparadoras; 47 (2,37%) como estéticas e reparadoras, e 146 (7,36%) como não classificáveis.

Conclusão:

O conceito da cirurgia plástica veiculado pela mídia está geralmente associado à realização de procedimentos estéticos. Tanto o conteúdo quanto a qualidade das informações disponibilizadas pela mídia são insuficientes para esclarecer o público de forma adequada sobre o verdadeiro papel da especialidade e os cuidados que devem ser tomados ao se submeter a qualquer tipo de procedimento cirúrgico.

Descritores:
Cirurgia plástica; Jornalismo; Mídia

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br