Acessibilidade / Reportar erro

Reconstrução de defeito de parede abdominal e vulva após ressecção de endometriomas extracavitários

▪ RESUMO

Introdução:

Endometriose é a presença de tecido endometrial funcionante (glândulas endometriais e estroma) em localização fora da cavidade endometrial. Implantes endometrióticos extrapélvicos têm sido ocasionalmente descritos na literatura.

Métodos:

Este é um relato de caso de uma paciente do serviço de cirurgia plástica do autor, operada em setembro de 2013 em um hospital de Brasília-DF. O trabalho seguiu os princípios de Helsinque e o termo de consentimento livre e esclarecido foi realizado.

Resultados:

O trabalho se trata de uma paciente de 30 anos que apresentava dismenorreia, dor e parestesia em região inguinal direita, nódulo endurecido em grande lábio direito com cicatrizes de duas ressecções de focos de endometriose. A equipe de ginecologia realizou ressecção endoscópica das lesões cavitárias, do conteúdo do canal inguinal, do nódulo no grande lábio direito, da cicatriz umbilical e parte da aponeurose. Após se instalarem os defeitos de parede abdominal e vulva, a cirurgia plástica realizou a reconstrução com retalho de abdome inferior randômico, baseado lateralmente, como um dos vértices de uma zetaplastia.

Conclusão:

O retalho descrito no trabalho é uma alternativa na reconstrução da região inguinal e vulva, em casos de grandes defeitos, obtendo um resultado satisfatório.

Descritores:
Reconstrução; Vulva; Abdome; Cirurgia plástica; Endometriose

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br