Acessibilidade / Reportar erro

Retalho de dupla transposição para reconstrução de pálpebra inferior: relato de caso de uma nova abordagem cirúrgica

RESUMO

Introdução:

Os tumores não melanomas acometem frequentemente a região palpebral inferior e consistem em um desafio para a reconstrução da ferida operatória sem ocasionar alteração funcional ou estética. O fechamento primário geralmente não é possível e os retalhos são preferenciais aos enxertos por gerarem menor retração palpebral. Este artigo tem como objetivo descrever uma nova técnica de reconstrução cirúrgica.

Método:

Descreve-se técnica modificada do retalho de McGregor para correção de defeito cirúrgico maior que 50% da lamela anterior, de lesão recidivada de carcinoma basocelular localizada em pálpebra inferior.

Resultados:

Paciente foi avaliada no 7º, 14º, 21º e 45º dia de pósoperatório. Apresentou boa resposta funcional e estética com a técnica utilizada.

Conclusão:

Demonstramos uma nova técnica de fechamento de defeitos maiores do que dois terços na pálpebra inferior através do retalho de dupla transposição.

Descritores:
Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Retalhos cirúrgicos; Carcinoma basocelular; Neoplasias palpebrais; Pálpebras

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br