Acessibilidade / Reportar erro

Faster balls increase the probability of scoring a goal in female and male elite goalball This work was supported by São Paulo Research Foundation (FAPESP), grant #12/24576-6. The funder had no involvement in the research process. There are no perceived financial conflicts of interest related to the research.

Resumo

Investigamos a influência do tempo de bola, da trajetória e do tipo de bola sobre a probabilidade de marcar gol na elite do goalball; e também o categorizamos em relação à trajetória e ao tipo de bola. Observamos sistematicamente vídeos de 1.341 arremessos masculinos e 1.304 femininos, de 20 partidas selecionadas aleatoriamente dos Jogos Paraolímpicos. Em ambos os sexos, a redução do tempo de bola foi associada a uma maior probabilidade de marcar um gol. Não houve associação para trajetórias ou tipos de bola. As categorias de tempo de bola propostas foram pensadas para ser uma ferramenta útil para treinadores e cientistas esportivos, pois fornecem valores de referência sobre quão rápido uma bola se move em relação a diferentes trajetórias e tipos de bola para cada gênero.

PALAVRAS-CHAVE
Paraolimpíadas; Análise de jogo; Esporte coletivo; Atletas com deficiência visual

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com