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Associação do sexo, rede de ensino e turno escolar com os níveis de intensidade das atividades diárias de crianças medidos por acelerometria

Association between gender, education network and scholar shifts with intensity levels of childrens daily activities measured by accelerometry

Relación entre sexo, sistema educativo y jornada escolar con niveles de intensidad de las actividades diarias de los niños medidos mediante acelerometría

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar as atividades físicas (AF) de crianças em relação às recomendações de AF (RAF) e as influências do sexo, rede de ensino e turno escolar. Foram avaliados 101 escolares de escolas públicas e privadas e turnos matutino e vespertino. Os dados foram coletados por acelerômetros durante três dias. Foi usado Teste t Student para as comparações entre o sexo, rede de ensino e turno escolar (p < 0,05). O tempo em atendimento às RAF em minutos por dia foram: Sexo: masculino = 171,01 ± 43,35 e feminino = 198,85 ± 53,47; rede de ensino: pública = 198,93 ± 48,85 e privada = 157,32 ± 40,34; turno escolar: matutino = 198,76 ± 47,64 e vespertino = 167,68 ± 47,75. O sexo femino, a escola pública e o turno matutino apresentaram maior nível de AF.

PALAVRAS-CHAVE
Criança; Recomendação de atividade física; Intensidade; Acelerometria

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