Acessibilidade / Reportar erro

A aula crítico-superadora na Educação Física1 1 Este texto é parte de análise documental, fruto do projeto “A prática pedagógica da Educação Física em diferentes segmentos escolares” do grupo de pesquisa “Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte” – ETHNÓS. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UPE com registro: 0131.0.097.000-08. : fundamentos e princípios da lógica dialética

The critical-surpassing class in Physical Education: fundamentals and principles of dialectical logic

La clase crítico-superadora en Educación Física: fundamentos y principios de la lógica dialéctica.

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora.

Palavras-chave:
Educação Física; Prática pedagógica; Escola; Aula crítico-superadora

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com