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O fazer do profissional de Educação Física no Centro de Atenção Psicossocial: uma análise do cuidado a partir da Política Nacional de Humanização

The practice of Physical Education professionals in the Psychosocial Care Center: an analysis of care based on the National Humanization Policy

La práctica de los profesionales de Educación Física en el Centro de Atención Psicosocial: un análisis de la atención basado en la Política Nacional de Humanización

RESUMO

Estudo descritivo que teve como objetivo identificar como se apresentam valores da Política Nacional de Humanização (PNH) no fazer de profissionais de Educação Física (PEF) em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Foram realizadas 4 entrevistas e 32 observações. As categorias analisadas foram autonomia do usuário; vínculo profissional-usuário; e participação coletiva na gestão. Os resultados apontaram que valores da PNH transitam no fazer do PEF em CAPS, no entanto ainda é possível identificar atitudes hospitalocêntricas. Neste sentido, reforça-se a necessidade de educação permanente; diálogo e práticas interprofissionais; e parcerias institucionais no território, como elementos importantes na produção do cuidado antimanicomial.

Palavras-chave
Educação física; Saúde mental; Humanização; Sistema Único de Saúde

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