Acessibilidade / Reportar erro

O ensino das lutas na formação de professores de Educação Física: uma perspectiva a partir da dialética sujeito-objeto e da experiência docente

The teaching of martial arts in physical education teacher training: a perspective from the subject-object dialectic and teaching experience

La enseñanza de las artes marciales en la formación del profesor de Educación Física: una perspectiva desde la dialéctica sujeto-objeto y la experiencia docente

RESUMO

O objetivo do presente artigo é refletir a respeito dos lugares de objeto em que o conteúdo de lutas pode ocupar na experiência formativa de professores de Educação Física. Para este fim, este artigo traça um diálogo entre as noções de sujeito e objeto a partir da Filosofia de Theodor W. Adorno, no contexto da prática docente no ensino superior. Nessa perspectiva, a teoria crítica de Adorno contribui para a percepção da necessidade de pensamento e autonomia na formação de professores, observando que não é possível a concepção de um sujeito na prática sem a consideração da alteridade dos objetos em questão.

Palavras-chave:
Objeto; Sujeito; Formação de professores; Lutas

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com