Acessibilidade / Reportar erro

Hábitos alimentares e uso do microhabitat por duas espécies sintópicas de anuros amazônicos (Hyla minuta e Pseudopaludicula sp. (gr. Falcipes)

Nós estudamos os hábitos alimentares e o uso do microhábitat pelos anuros amazônicos Hyla minuta e Pseudopaludicula sp. em Serra Norte, Carajás, Brasil. Apesar de serem sintópicas, as duas espécies diferiram acentuadamente nos tipos e tamanhos de presas consumidas. A largura padronizada do nicho alimentar de H. minuta (Bst = 0,.572) foi maior do que a de Pseudopaludicula sp. (Bst = 0,149) e a sobreposição do nicho alimentar foi relativamente baixa (10,5%). As duas espécies de anuros também diferiram acentuadamente em relação ao uso do microhábitat. Quando em atividade, os indivíduos de Pseudopaludicula sp. eram encontrados parcialmente submersos próximo à margem do lago, enquanto os indivíduos de H. minuta eram encontrados predominantmente sobre folhas de Nymphaea sp. Apesar de não termos avaliado efeitos da taxonomia sobre a composição da dieta, as diferenças encontradas na dieta podem ser parcialmente explicadas por diferenças no uso do microhábitat e tamanho dos anuros.

dieta; anuros; partição de recursos; sintopia


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brazil, Tel. / Fax: +55 16 271-5726 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb.iie@terra.com.br