Acessibilidade / Reportar erro

Escore CR-POSSUM e Índice de Apgar Cirúrgico como fatores preditivos para a alocação de pacientes após cirurgia colorretal

Resumo

Justificativa e objetivos

Os pacientes cirúrgicos com frequência precisam de internação em unidade de alta dependência ou unidade de terapia intensiva. Os recursos são escassos e não há critérios de admissão universalmente aceitos; portanto, a alocação dos pacientes precisa ser aprimorada. O objetivo primário deste estudo foi investigar a relação entre o destino dos pacientes após cirurgia colorretal e o Índice de Apgar Cirúrgico (IAC) e o escore CR-POSSUM - do inglês ColoRectal Physiological and Operative Severity Score for the enUmeration of Mortality and Morbidity - e, secundariamente, descobrir pontos de corte para auxiliar essa alocação.

Métodos

Estudo prospectivo de observação transversal, incluiu todos os pacientes adultos submetidos à cirurgia colorretal durante um período de dois anos. Os dados foram coletados do prontuário clínico eletrônico e dos registros de anestesia.

Resultados

Foram incluídos 358 pacientes. A mediana para o IAC foi 8 e para a probabilidade de mortalidade no CR-POSSUM, 4,5%. A admissão imediata em unidade de alta dependência/unidade de terapia intensiva ocorreu em 51 pacientes e a admissão tardia em 18. Os escores dos pacientes na enfermaria e na unidade de alta dependência/unidade de terapia intensiva foram estatisticamente diferentes (tempo de internação: 8 vs. 7, p < 0,001; CR-POSSUM: 4,4% vs. 15,9%, p < 0,001). Os dois escores foram preditivos do destino imediato pós-cirurgia (p < 0,001). Em relação à admissão imediata em UAD/UTI, CR-POSSUM mostrou uma forte associação (ASC 0,78; p = 0,034) com um ponto de corte ≥ 9,16 (sensibilidade: 62,5%; especificidade: 75,2%), superou o IAC (ASC 0,67, p = 0,048), com ponto de corte ≤ 7 (sensibilidade: 67,3%; especificidade: 56,1%).

Conclusões

Tanto o CR-POSSUM quanto o IAC foram associados à decisão clínica de admitir um paciente em unidade de alta dependência/unidade de terapia intensiva imediatamente após a cirurgia. CR-POSSUM isolado mostrou uma capacidade discriminativa melhor.

PALAVRAS-CHAVE
CR-POSSUM; Apgar; Triagem pós-operatória; Terapia intensiva

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org