Acessibilidade / Reportar erro

A diminuição do tempo de jejum melhora o conforto e satisfação com anestesia em pacientes idosos com fratura de quadril

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A satisfação do paciente é indicador padrão da qualidade da assistência prestada. O objetivo deste estudo foi avaliar se a ingestão de 200 mL oral pré-operatória de uma bebida de carboidratos pode melhorar o conforto e a satisfação com a anestesia no paciente idoso com fratura de quadril.

MÉTODO:

Ensaio clínico prospectivo e randomizado realizado em hospital público de saúde brasileiro, pacientes estado físico ASA I-III submetidos à cirurgia de fratura de quadril. O grupo controle (NPO) não recebeu nada pela boca, após as 21 horas da noite anterior, enquanto que os pacientes no grupo experimental (CHO) recebeu 200 mL de uma bebida de carbohidratos de 2 a 4 horas antes da operação. Características dos pacientes, percepções subjetivas, presença de sede e fome e satisfação dos pacientes foi apurado em quatro etapas. Teste de Mann-Whitney U-test e exato de Fisher foram utilizados entre o grupo controle e o grupo experimental. Valor de p < 0,05 foi considerado significativo.

RESULTADOS:

Um total de 100 pacientes foram incluídos em um dos dois regimes de jejum pré-operatório. Tempo de jejum diminuiu significativamente no grupo de estudo. Pacientes beberam 200 mL 2:59 h antes da cirurgia e não apresentaram fome (p < 0,00) e sede na chegada à SO (p < 0,00), resultando em aumento da satisfação com o cuidado perioperatório anestesia (p < 0,00).

CONCLUSÕES:

O questionário de satisfação do paciente cirúrgico poderia tornar-se um instrumento útil na avaliação da qualidade de atendimento. Em conclusão, CHO reduz significativamente o desconforto pré-operatório e satisfação com os cuidados da anestesia.

Raquianestesia; Jejum; Satisfação


Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org