Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da anatomia cutânea com ultrassom de alta frequência (22 MHz) e sua correlação histológica* * Trabalho realizado no Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

O objetivo deste trabalho é familiarizar o radiologista com a estrutura histológica cutânea, o que torna possível uma melhor correlação dos achados ultrassonográficos da pele. Para o exame radiológico foi utilizado aparelho de ultrassom de alta frequência (22 MHz). O exame histológico foi realizado após fixação do material em formol, inclusão em parafina e coloração com hematoxilina-eosina. Os autores fazem uma revisão da literatura, demonstram a relação dos achados ultrassonográficos e histológicos do tecido cutâneo normal e discutem a técnica para o melhor aproveitamento do exame ultrassonográfico da pele. O ultrassom de alta frequência representa uma excelente ferramenta no diagnóstico das diferentes alterações cutâneas. Como o método é operador-dependente, é crucial o perfeito entendimento da pele normal e sua equivalência histológica/ultrassonográfica.

Unitermos:
Ultrassom; Dermatologia; Pele; Histologia

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br