Acessibilidade / Reportar erro

Mapa cognitivo para suporte ao diagnóstico de tumores ósseos solitários na faixa pediátrica

Resumo

Objetivo:

Apresentar um mapa cognitivo para suporte na determinação da natureza benigna ou maligna, bem como no diagnóstico radiológico, de tumores ósseos solitários na faixa etária pediátrica.

Materiais e Métodos:

Foi realizada uma seleção de 28 lesões principais na faixa etária pediátrica e dos achados característicos e associados a cada um desses diagnósticos. O método utilizado para a construção da estrutura cognitiva final foi o modelo de rede de crenças bayesianas com a técnica de encadeamento regressivo.

Resultados:

Foi desenvolvida uma estrutura lógica e sequencial no formato de um mapa cognitivo, segundo o modelo de rede de crenças bayesianas, na tentativa de simular o raciocínio humano sequencial e minimizar esforços e iatrogenias oriundas da avaliação equivocada de lesões ósseas.

Conclusão:

Com base nesse mapa, será possível oferecer um aplicativo para apoio a profissionais e residentes médicos e colaborar com o treinamento nessa área e, consequentemente, diminuir erros no diagnóstico de uma lesão óssea.

Unitermos:
Técnicas de apoio para a decisão; Neoplasias ósseas; Saúde da criança; Diagnóstico diferencial; Erros de diagnóstico; Diagnóstico por imagem

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br