Acessibilidade / Reportar erro

Comparação de aquisições cartesiana e radial nas sequências short tau inversion recovery (STIR) na RM de mama

Resumo

Objetivo:

Comparar duas sequências de aquisição, cartesiana e radial (BLADE) ponderadas em short-tau inversion recovery (STIR), em exames de ressonância magnética de mama.

Materiais e Métodos:

Noventa e seis pacientes foram submetidas a exame de ressonância magnética de mama em 1,5 T (48 aquisições STIR cartesianas e 48 aquisições STIR BLADE). A análise qualitativa incluindo artefatos, qualidade de imagem, supressão de gordura, avaliação da parede torácica, detecção de lesões, linfonodos e impressão geral foi avaliada independentemente por três leitores. Os signal to noise ratios (SNRs) foram calculados. Foi utilizado o teste alfa de Cronbach para avaliar a concordância interobservador. Subanálises da qualidade de imagem, avaliação da parede torácica e impressão geral em 15 pacientes com implantes e qualidade de imagem em 31 pacientes com clipes cirúrgicos foram correlacionadas aplicando o teste de Pearson. Os testes de Wilcoxon rank sum test e Student t foram utilizados para comparação qualitativa e quantitativa entre as duas sequências.

Resultados:

Os artefatos de movimento estavam presentes em 100% e 0% dos exames de aquisição cartesiana e de BLADE, respectivamente. Os artefatos de desvio químico estavam presentes em 8% dos exames cartesianos. Artefatos de fluxo foram mais frequentes nas sequências BLADE. A sequência BLADE foi estatisticamente superior para todos os atributos qualitativos (p < 0,05), exceto na supressão de gordura (p = 0,054). O BLADE foi superior na avaliação dos implantes e clipes cirúrgicos (p < 0,05). O SNR foi estatisticamente superior na sequência BLADE (48,35 versus 16,17). Cronbach variou entre 0,502 e 0,813.

Conclusão:

A sequência BLADE foi superior à sequência de aquisição cartesiana de imagens na ponderação STIR, comprovada por uma melhor qualidade de imagem, menos artefatos e melhor avaliação da parede torácica e de linfonodos.

Unitermos:
Ressonância magnética de mama; Sequência BLADE; Sequência cartesiana; Qualidade de imagem

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br