Acessibilidade / Reportar erro

Encondromas incidentais nos exames de ressonância magnética do joelho: concordância intraobservador e interobservador e prevalência das características de imagem* * Trabalho realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRPUSP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Objetivo

Avaliar a confiabilidade intra e interobservador na identificação de encondromas incidentais na ressonância magnética de joelho e estudar a prevalência das características de imagens destas lesões.

Materiais e Métodos

Estudo retrospectivo, com revisão de 326 ressonâncias magnéticas do joelho realizadas entre novembro de 2009 e setembro de 2010. As imagens foram analisadas por dois médicos especialistas em radiologia musculoesquelética, de forma independente e às cegas, visando a identificar encondromas incidentais, presença de focos com sinal semelhante à medula óssea e focos de ausência de sinal sugestivos de calcificações no interior dos encondromas. Foram realizadas análises das concordâncias inter e intraobservador.

Resultados

Foram identificadas 11 lesões compatíveis com encondromas (3,3%). A concordância interobservador para presença de encondroma foi alta. A prevalência de focos de sinal de medula óssea no interior dos encondromas foi 54,55% e de focos sugestivos de calcificação foi 36,36%. A concordância intraobservador para focos de sinal de medula óssea nos encondromas foi perfeita, e a concordância interobservador foi alta.

Conclusão

A prevalência de encondromas incidentais no trabalho atual foi consistente com a literatura. Foi observada excelente concordância no estudo de confiabilidade da identificação de encondromas e de suas características, notando-se maior prevalência de focos com sinal de gordura do que de calcificações.

Encondromas; Ressonância magnética; Joelho; Medula óssea


Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br