Acessibilidade / Reportar erro

Uma teoria substantiva sobre o processo de implementação de sistemas de melhoria de desempenho operacional

Resumo

Neste estudo, teve-se como objetivo apresentar categorias teóricas sobre o fenômeno da implementação de sistemas de melhoria de desempenho em organizações. O método utilizado foi a Grounded Theory, seguindo os procedimentos apresentados por Strauss and Corbin (2008). Desta forma, a pesquisa foi conduzida baseada nos princípios da amostragem teórica, sendo que a coleta e análise dos dados foram realizadas em sequências alternadas, e compreenderam 05 (cinco) grupos amostrais. A amostra teórica foi composta por 26 (vinte e seis) entrevistas, realizadas em 12 (doze) empresas. Os participantes foram gestores que já tiveram experiência com implementações de sistemas de avaliação e melhoria de desempenho. Desta forma, construiu-se a teoria substantiva "Uma fase de mudança e aprendizado". Esta se constitui de 09 (nove) categorias, além da categoria central. De acordo com os resultados entende-se o fenômeno da implementação de sistemas de melhorias de desempenho como uma fase de mudança e aprendizado que envolve aspectos comportamentais e estruturais da organização. Conclui-se que estes aspectos devem ser considerados a partir de uma visão sistêmica, a fim de integrar estrutura, tecnologias, comportamentos e processos que fazem parte do fenômeno da implementação.

Palavras-chave:
Implementação; Melhoria de desempenho; Grounded Theory

Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br