Acessibilidade / Reportar erro

A capacidade de inovar no empreendedorismo internacional

RESUMO

Neste artigo, teve-se o objetivo de analisar a capacidade de inovar no empreendedorismo internacional. Para tanto, um estudo qualitativo de múltiplos casos foi desenvolvido. Os dados foram coletados principalmente por entrevistas semiestruturadas com 30 sujeitos sociais, e o software ATLAS.ti apoiou a análise de conteúdo. Observou-se que as ações de inovação dos empreendedores estavam voltadas para o produto e a produção. Com isso, identificou-se que a presença da capacidade de inovar foi intermitente ao longo do processo de internacionalização, com exceção em apenas uma das empresas, na qual ocorreu continuamente.

Palavras-chave:
empreendedorismo internacional; capacidade de inovar; empreendedorismo

Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br